”É mais uma armadilha para endividar as famílias”, afirma Samuel Júnior sobre financiamento lançado por Lula para reforma de casas”

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) disse que a linha de financiamento para reforma de casas anunciada nesta quinta-feira (9) pelo Governo Lula esconde uma armadilha de endividamento para as famílias brasileiras. A um ano das eleições de 2026, o programa promete financiar reformas de até R$ 30 mil por família.

“O governo federal anuncia como se fosse uma benfeitoria social, mas na verdade não é bem assim. Este é o governo que diz cuidar dos pobres? Criando mais dívidas para a população, metendo uma taxa de juros de mais de 20% ao ano”, afirmou Samuel Júnior.

Em contraponto, o deputado destacou o exemplo da capital baiana. “Em Salvador, o Programa Morar Melhor, criado no governo de ACM Neto e continuado pelo prefeito Bruno Reis, oferece reforma de graça e já transformou a vida de milhares de famílias. Isso sim é ter cuidado com quem mais precisa”.

O programa da prefeitura de Salvador já reformou mais 60 mil casas e tem a meta de reformar mais 15 mil nos próximos anos.

Samuel Júnior ainda lembrou que esta não é a primeira medida do governo Lula que empurra os brasileiros para o crédito, ao citar o exemplo do empréstimo consignado vinculado ao FGTS, que usa o patrimônio do próprio trabalhador como garantia para novos endividamentos.

“O governo Lula está endividando as famílias brasileiras sem a menor responsabilidade, agindo apenas com finalidade eleitoral, mesmo que isso crie uma bola de neve de dívidas para as famílias no futuro”, criticou. (Ascom).

Foto: Sandra Travassos/Alba