O Index 2025, maior evento da indústria baiana, que acontece até sexta-feira (29) no Centro de Convenções Salvador, teve sua abertura, na manhã desta quarta-feira (27), prestigiada pela Assembleia Legislativa da Bahia na figura do deputado Eduardo Salles, presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, substituindo a presidente da Casa, deputada Ivana Bastos. Ele compôs a Mesa ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Salvador, Bruno Reis, do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, e do presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae Bahia), Jorge khoury, entre outras autoridades.
O evento tem como objetivo conectar negócios, fomentar parcerias estratégicas e impulsionar o setor industrial baiano. Com 290 estandes instalados e 300 expositores, sendo 60% micro e pequenas empresas, o Index é realizado pela Fieb e pelo Sebrae Bahia e conta com a produção da Rede Bahia.
Também compuseram a mesa a procuradora-geral adjunta de Justiça do Ministério Público da Bahia, Norma Cavalcanti, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Kelsor Fernandes, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, e o presidente da Rede Bahia, Marcos Machado.
Na abertura do evento, Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb, disse que o momento é de muitos desafios, mas também de muitas oportunidades e ressaltou que os painéis oferecidos no evento iriam fortalecer os negócios da indústria na Bahia. Jorge Khoury, do Sebrae, reafirmou a parceria com a Fieb e os demais colaboradores. “Eu tenho certeza de que vamos aperfeiçoar e melhorar, para que este evento possa promover cada vez mais a economia da Bahia”.
Eduardo Salles destacou a sinergia entre a Fieb, o Sebrae e federações da agricultura (Faeb) e do comércio (Fecomércio) para a realização do evento. “Vocês todos do setor produtivo são heróis da resistência, porque superam todos os obstáculos. A cada dia, quando acordam, vocês têm uma taxa de juros maior, um evento climático, um tarifaço pela frente, e vocês conseguem superar tudo”, destacou o parlamentar, que disse que Assembleia estava sempre pronta a ajudar o setor.
“Eu venho aqui hoje, em nome da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, colocar a Casa das leis, a Casa da democracia, à disposição de vocês. Saibam que qualquer projeto que se faça necessário para tirar essas arestas, esses empecilhos da frente de vocês, nós deputados estaremos prontos para colaborar”, afirmou. Em seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues disse que a indústria baiana representa 25% da economia do estado e 4% da indústria nacional, sofrendo com o modelo de desenvolvimento adotado no país, que privilegia estados das regiões Sudeste e Sul. “Não priorizamos a indústria brasileira como deveríamos, assim como a Bahia, que concentra sua atividade industrial na Região Metropolitana de Salvador. Então, nós temos uma missão de promover a indústria em outras regiões do Estado”. Jerônimo aplaudiu a realização do evento e se comprometeu a fortalecer a próxima edição. “O Index eleva a indústria baiana e a nossa autoestima”, elogiou.
O prefeito Bruno Reis também ressaltou a importância da primeira edição do Index. “São eventos como este que têm feito que realizam a economia na nossa cidade, gerando emprego, renda, fazendo a gente crescer e se desenvolver. E eu sei a importância desses eventos para os setores, em especial o setor produtivo da indústria”, disse o prefeito, que ainda destacou as oportunidades geradas pelo Index, com três dias de troca de experiências, compartilhamento de tecnologias e aprendizado do que está acontecendo de mais moderno no Brasil e no mundo.
Também presente, a deputada Fabíola Mansur (PSB), ressaltou a relevância do evento. “Acho extremamente importante a gente estar aqui visitando, com a comitiva do nosso governador, a Index Bahia, que tem mais de 43 segmentos da indústria representados, desde mineração até o cacau de qualidade. É importante a gente visibilizar os produtos que são feitos na Bahia, sobretudo no momento em que a gente vive uma dificuldade econômica com o tarifaço. É uma janela de oportunidades com o apoio da Apex Bahia, que é a agência de promoção de investimentos e exportação, para a gente achar novos mercados, visibilizar os produtos que têm inovação”, disse a legisladora. Além de Fabíola, estiveram presentes ao lançamento os deputados Antonio Henrique Júnior (PP), Euclides Fernandes (PT) e Raimundinho da JR (PL), que também elogiou o evento. “Eu vejo aqui um momento ímpar, de grande importância para a indústria do Estado. A Bahia está de parabéns”, disse o parlamentar. (Agencia Alba).
Foto: Ascom/Alba