Expofeira 2025 chega ao fim com grande movimentação e destaque para o agronegócio local

Após uma semana de atividades, chega ao fim neste domingo (14) a 46ª edição da Expofeira no Parque de Exposições de Feira de Santana. A festa reúne agricultura, pecuária, artesanato, atrações musicais entre outras tradições locais que atraem o público durante os oito dias de evento.

Ao Acorda Cidade o secretário municipal de agricultura, Silvaney Araújo, contou como foi a experiência da primeira Expofeira coordenada pela atual gestão. 

“O segredo aqui foi a gente somar dois ingredientes muito fortes. A credibilidade da gestão do professor José Ronaldo, junto com a tradição e história aqui do nosso Parque de Exposição, da nossa expofeira”

Silvaney afirmou que o evento vem batendo recordes e alcançando público alto pela variedade de atividades e atrações presentes no Parque. O objetivo, segundo ele, é resgatar e fortalecer a base agro que faz parte da história da cidade.

“Hoje aqui tem uma das vacas mais caras do Brasil, tem o cavalo campeão nacional, o melhor cavalo de marcha do Brasil, do Campolina e do Mangalarga, a gente tem hoje aqui um nível altíssimo de caprinos e ovinos mostrando a eficiência mostrando a competência e a credibilidade que tem Feira de Santana no agro”

Mais de mil expositores fizeram parte do evento. O leilão realizado no sábado (12), penúltimo dia de Expofeira, chegou a 480 mil em vendas diretas. Outro destaque que o secretário pontua é a organização e segurança que torna a Expofeira uma festa familiar e tranquila.

“Zero por cento de violência, a família vivendo. A gente fechou o som às 22 horas, mas as famílias ficaram aqui no pátio vivendo esse momento. Então, está sendo um sucesso”

O secretário acrescentou que a Expofeira é só um entre os pilares para apoiar a cadeia produtora local, mas que a secretaria vem realizando um trabalho de se aproximar dos produtores. 

“A gente está fazendo um trabalho muito de ouvir. A gente tem uma secretaria que tem um amplo trabalho, tem um parque de produção, tem as feiras livres e tem toda a zona rural. Eu venho do campo, eu sou filho de agricultor, fiz minha formação toda no meio do campo, e para mim está sendo um prazer, conversando, transformando e ouvindo muito.”

Em entrevista ao Acorda Cidade o prefeito José Ronaldo reafirmou o caráter familiar da festa. A presença de pessoas de todas as idades, com destaque para as crianças, que são atraídas pelos animais, parques e outros atrativos. 

“Caminhei muito no meio da criançada. O bom dessa festa é uma festa da família. Que a gente vê o avô com a neta, a gente vê o pai com os filhos. E é uma alegria curtir a família aqui, nesse ambiente de muita paz aqui no Parque João Martins da Silva”

De acordo com o prefeito, o Governo do Estado iria entrar com um investimento de R$ 1 milhão, no entanto, devido a processos burocráticos o valor não foi liberado .

“Como as bandas que aconteceram aqui foram com valores muito pequenos, foram contratadas diretamente pela empresa vencedora da licitação, esse recurso nós vamos usar mais na frente em outros eventos da prefeitura, como pode ser no Alecrim Miúdo, Jaguara, Natal Encantado”

A expectativa segundo José Ronaldo é de estar sempre aprendendo e melhorando com a experiência da festa a cada ano. (Mariane Santana-Acorda Cidade).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade