Parlamentar representou a Assembleia, na manhã desta segunda-feira (18), no lançamento do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
A deputada Fabíola Mansur (PSB) representou a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no lançamento do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.
O lançamento foi marcado pela assinatura do termo de autorização de funcionamento do escritório pelo governador Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, também foram firmados um memorando de entendimento entre o Governo do Estado e a ApexBrasil, e um termo de cooperação entre a agência e a Bahiainveste.
Após assistir às apresentações de empreendedores e empreendedoras, Fabíola destacou a importância da agência para o desenvolvimento do setor produtivo no estado. “A Apex Bahia vai trazer não apenas promoção das exportações dos produtos baianos, mas também investimentos para novos mercados, qualificação de mão de obra e capacitação de empresas para se tornarem exportadoras. Vimos exemplos de mulheres que tiveram seus produtos exportados. Além disso, haverá geração de emprego e renda, fomento à inovação e à tecnologia”, enumerou.
A parlamentar ressaltou que a chegada do escritório ocorre em um momento crucial, diante de desafios como a tarifa imposta pelos Estados Unidos. “Essa iniciativa é um bálsamo para o setor produtivo. A agência, por meio de seus técnicos, fará busca ativa de possíveis exportadores, qualificando-os e abrindo novos mercados. Onde se fecha uma porta, abre-se outra. A ApexBrasil na Bahia é, sem dúvida, um marco para o desenvolvimento do estado”, afirmou.
Já o governador Jerônimo Rodrigues elogiou o comprometimento da Assembleia Legislativa, sob a presidência da deputada Ivana Bastos, em pautas que sustentam o desenvolvimento econômico da Bahia. “Temos uma Assembleia Legislativa que está de plantão, com portas abertas para os interesses do Estado”, disse.
Segundo o governador, o escritório da ApexBrasil começará a funcionar a partir de setembro. “O ideal é que cada estado tivesse um escritório, assim como o Ministério da Saúde tem representação em todos os estados. Todo estado precisa ter preocupação com exportações”, destacou.
O evento contou com a presença de empresários, políticos e autoridades, como Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb; Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba); Jorge Khoury, superintendente do Sebrae na Bahia; e Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Além da deputada Fabíola Mansur, também prestigiaram o evento os deputados Raimundinho da JR (PL), Marcone Amaral (PSD) e Eduardo Salles (PP). (AscomALBA/AgênciaALBA).
Foto: NeuzaMenezes/AgênciaALBA