Vice-presidente da Assembleia Legislativa parabeniza delegadas baianas e reforça o papel das mulheres na construção de políticas públicas
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) foi realizada em Brasília-DF, nos dias 29,30 setembro e 01 de outubro com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquista para Todas”. O encontro teve como objetivo escutar ativamente as mulheres participantes e garantir a representação plural de diferentes segmentos femininos.
Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (30/09), a vice-presidente da Casa, deputada Fátima Nunes (PT), compartilhou suas considerações sobre a importância do evento.
“O processo de construção das conferências, realizadas nos municípios, nos territórios e em Salvador, resultou na eleição de 159 delegadas, sob a coordenação da nossa colega, deputada licenciada Neuza Cadore, que hoje comanda a SPM. Além disso, conferências livres também foram realizadas, garantindo ainda mais pluralidade. Todas elas estiveram em Brasília participando ativamente da conferência”, destacou.
Segundo a parlamentar, o ato de abertura contou com a presença de ministras do governo federal e com a participação presencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O presidente Lula fez uma fala motivadora, destacando a importância da participação popular, construtiva, e de cada direito que conquistamos no dia a dia. É nesses momentos que reforçamos nossa capacidade e o nosso jeito de enfrentar desafios, porque lugar de mulher é onde ela quiser. Mas também é preciso avançar em políticas públicas que assegurem convivência digna, o combate à violência e o respeito às leis do país”, afirmou Fátima Nunes.
A deputada ainda fez questão de parabenizar a secretária Neuza Cadore e todas as delegadas, muitas vindas do interior da Bahia, que contaram com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues para participarem da conferência.
“Nos orgulhamos porque as políticas pensadas e organizadas pelas mulheres não são apenas para nós, mas para toda a sociedade. São mais universidades, mais garantias de assistência em saúde, mais estradas com asfalto, mais abastecimento de água. É assim que queremos viver com tranquilidade e dignidade, reforçando a capacidade de transformação do Brasil, especialmente agora com a volta do presidente Lula”, concluiu. (SN).
Foto: Divulgação