O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) foi alvo, com surpresa, de nova ação da Polícia Federal (PF), realizada nesta na manhã desta terça-feira (13), com o objetivo de novamente verificar a existência de supostas irregularidades relacionadas à destinação de emendas parlamentares.
Cabe lembrar que em junho de 2025 houve operação com essa mesma finalidade. Passados mais de seis meses, sem que tenha sido encontrado qualquer elemento contra o deputado, a nova diligência causa estranhamento, especialmente diante da inexistência de fatos novos que justifiquem a medida.
Desde o início, Félix Mendonça Júnior tem colaborado integralmente com as investigações, inclusive por meio dos seus advogados, José Eduardo Rangel de Alckmin e Sebastian Borges de Albuquerque Mello, reafirmando sua confiança na Justiça.
O parlamentar lamenta, entretanto, a morosidade de investigações dessa natureza, que comprometem reputações e causam prejuízos políticos, especialmente em ano eleitoral, motivo pelo qual defende que a apuração ocorra de forma célere e responsável.
O deputado reitera que jamais negociou a execução de emendas parlamentares, nunca indicou empresas e não exerce qualquer função de ordenador de despesas. O papel do parlamentar sempre se limitou à apresentação de emendas, com o objetivo de assegurar recursos federais aos municípios que representa na Bahia.
Em seu quarto mandato, Félix Mendonça Júnior sempre pautou sua atuação pela legalidade, transparência e respeito absoluto às instituições. O deputado segue à inteira disposição da Justiça, confiante de que, ao final das investigações, sua inocência será plenamente confirmada.
[15:14, 13/01/2026] Alexandre Correio: Governador afirma que confia em Félix Mendonça e aguarda esclarecimento sobre operação
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta terça-feira (13) que confia no deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) e disse esperar que os fatos relacionados à nova fase da Operação Overclean da Polícia Federal envolvendo o parlamentar sejam esclarecidos.
Questionado por jornalistas sobre a ação da PF realizada nesta manhã, Jerônimo ressaltou que os órgãos de controle têm a obrigação de apurar qualquer denúncia. “Quero reconhecer aqui que a Justiça, a Polícia Federal e o Ministério Público têm toda a obrigação de fiscalizar qualquer tipo de denúncia”, afirmou o governador.
Na sequência, o chefe do Executivo estadual destacou a relação política e institucional que mantém com o deputado. “Tenho tido bons contatos com Félix, ele tem me acompanhado em agendas. Espero que as coisas se esclareçam e, até que se prove o contrário, quero revelar e demonstrar a confiança que tenho”, declarou.
Jerônimo também comentou os diálogos entre o governo do Estado e o PDT, partido de Félix Mendonça Júnior, no contexto das tratativas sobre a reforma do secretariado. O governador frisou que deputado é a principal liderança da legenda na Bahia. “Estamos tratando com o partido. Ele é a liderança aqui, com (Carlos) Lupi (presidente nacional do PDT) dirigindo junto com ele. Espero que se esclareça qual é a demanda”, pontuou.
O governador afirmou ainda que não acompanhou em detalhes os desdobramentos da operação, mas ressaltou que Félix terá a oportunidade de se defender. “Não acompanhei ainda o que aconteceu, como se desdobrou. Ele vai responder o que for preciso na Justiça e vamos continuar a relação com o PDT”, completou.
Jerônimo Rodrigues falou com a imprensa durante a cerimônia de certificação de 200 profissionais do Projeto Condução Decente, realizada no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No evento, motofretistas e mototaxistas de 16 municípios também receberam 200 kits de proteção individual. (Ascom).
Foto: Divulgação

