O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viaja neste domingo (30) para Paris, em uma preparação para a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à França, que ocorrerá em junho. A viagem também visa estreitar o diálogo estratégico entre Brasil e França, especialmente no contexto da abertura do Ano do Brasil na França, que começa em abril. Não há previsão de assinatura de acordos ou encontros com o presidente francês, Emmanuel Macron.
Em 2024, Macron esteve em Brasília e visitou a Amazônia com Lula, em Belém (PA), cidade que será sede da COP30. Em 2025, Lula deverá retribuir a visita oficial.
Na agenda de Haddad, em Paris, estão compromissos como a cerimônia de abertura do Diálogo Econômico Brasil-França, onde, ao lado do ministro francês da Economia e das Finanças, Éric Lombard, ele abordará temas como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e o Plano de Transformação Ecológica. Além disso, na segunda-feira (31/3), Haddad participará de uma conferência no Instituto de Estudos Políticos de Paris, da Sciences Po, com o tema “Dez anos após o Acordo de Paris: governar na era climática”.
Na terça-feira (1º), Haddad terá uma reunião bilateral com o ministro francês, seguida de um almoço com empresários. À tarde, ele participa da abertura do Diálogo Econômico Brasil-França, com discussões focadas em reformas econômicas, temas multilaterais, transformação ecológica e complementaridade entre os setores econômicos dos dois países. Além disso, Haddad deve promover ações de sua pasta, incluindo a reforma tributária sobre o consumo e a Aliança Global contra a Fome.
A participação do Brasil no Diálogo Econômico é coordenada pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, que acompanhará o ministro. Haddad deve retornar ao Brasil na madrugada de quarta-feira (2). (bahia.ba).
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom