Deputado do PSOL acusa governo Trump de violar a soberania venezuelana e cobra posição firme do Brasil
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) manifestou indignação diante do que classificou como um ataque dos Estados Unidos à soberania da Venezuela e convocou militantes e movimentos sociais para uma manifestação pública na Praça da Piedade, em Salvador, na próxima segunda-feira (5), às 16h.
Por meio de uma publicação em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que o governo norte-americano, sob a liderança do então presidente Donald Trump, teria promovido uma ação militar e cometido graves violações ao direito internacional. “Está confirmado um ataque brutal dos Estados Unidos contra a soberania da Venezuela. O governo de Donald Trump simplesmente bombardeou e sequestrou o presidente da República, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores. Isso é inaceitável e está fora de qualquer referência do direito internacional”, declarou.
Hilton Coelho afirmou ainda que a suposta ação representa, segundo ele, uma “originalidade macabra” do governo norte-americano e não pode ser tratada com normalidade pela comunidade internacional. “É preciso um posicionamento firme do governo brasileiro, que se coloque, junto a outros chefes de Estado, como vanguarda no repúdio a essa situação”, disse.
Na avaliação do deputado, interesses econômicos estariam por trás da ofensiva. “Todo mundo sabe o que está por trás dessa ação dos Estados Unidos: abocanhar o petróleo da Venezuela. Nesse momento, todos os países, com suas riquezas específicas, estão ameaçados”, afirmou.
O parlamentar também fez um apelo direto aos movimentos sociais brasileiros. “Os movimentos sociais precisam dar exemplo e chamar o nosso povo para a rua, para defender a soberania na América Latina, no mundo e no nosso país. É hora de dar a resposta mais firme possível, uma resposta nas ruas”, concluiu.
Da Redação – Soteropolis Noticias
Foto: Divulgação/Instagram

