Serviço referência em Feira de Santana e região presta assistência especializada e humanizada no tratamento de feridas complexas
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) celebrou nesta quinta-feira (07) os 15 anos de atuação oficial do Núcleo de Atenção a Pessoas com Feridas (NAPF), setor essencial no cuidado a pacientes com feridas de difícil cicatrização. O momento comemorativo aconteceu no refeitório da unidade, reunindo profissionais que construíram essa história, servidores, gestores e convidados que atuam ou já atuaram no fortalecimento do serviço.
Criado oficialmente em 7 de agosto de 2010, o NAPF é referência em Feira de Santana e região no tratamento de feridas de média e alta complexidade, atendendo pacientes internados e também aqueles que, após a alta, continuam sendo acompanhados ambulatorialmente. Com uma equipe multiprofissional capacitada, o núcleo atua em parceria com as unidades de internação, promovendo avaliação clínica, curativos especializados, orientações e acompanhamento contínuo, fortalecendo a integralidade e humanização no cuidado.
A comemoração foi marcada por homenagens e falas emocionadas de quem participou da fundação do núcleo, como a professora Evanilda Souza de Santana Carvalho, que destacou os avanços vivenciados ao longo dessa trajetória.
“Quando a gente começou, o hospital tinha dois recursos para tratar pessoas com feridas. Hoje, o hospital oferece o que tem de melhor. Quando a gente chega, por exemplo, nas unidades fechadas e encontra os pacientes mais vulneráveis a lesões por pressão usando colhão pneumático, isso é um ganho enorme para a nossa comunidade, que é usuária do HGCA”, contou Evanilda.
Ela também destacou o quanto o serviço evoluiu. “O hospital hoje conta com tecnologias avançadas, como fibras impregnadas com prata, alginato, óleos essenciais, compressão e até indicação para terapia hiperbárica. É um avanço enorme. O Clériston é hoje o hospital mais bem preparado de Feira para tratar pessoas com feridas, inclusive com práticas baseadas em evidências científicas”, completou.
A atual coordenadora do NAPF, enfermeira Rosa Rios, reforçou o papel estratégico do núcleo e o trabalho em conjunto com as demais equipes.
“O NAPF é um órgão consultor, mas a assistência é uma extensão das nossas orientações. A equipe da enfermagem nas unidades é quem executa e dá continuidade ao que foi prescrito. Nós acompanhamos os casos complexos, orientamos e capacitamos. Essa rede de cuidado é feita por muitos. Hoje, somos nove no núcleo, mas todos os profissionais do hospital fazem parte desse processo”, explicou Rosa.
O setor também realiza atendimentos no ambulatório para pacientes que recebem alta, garantindo continuidade e segurança na recuperação. “Evitar complicações, re-hospitalizações e mutilações é uma das nossas prioridades. Esse cuidado prolongado faz a diferença na vida de quem passa por aqui”, ressaltou a coordenadora.
A diretora de Enfermagem do HGCA, Tayse Moura, destacou a importância estratégica do NAPF para o hospital e para a rede pública de saúde da Bahia. “O NAPF representa o compromisso do HGCA com a qualidade da assistência. É um núcleo que alia conhecimento técnico, cuidado individualizado e acolhimento. Em nome da Direção do Clériston parabenizamos cada profissional que construiu essa trajetória e seguimos juntos fortalecendo a formação contínua e a valorização de práticas que priorizam o bem-estar e a segurança do paciente”, afirmou Tayse.
FONTE: ASCOM do Clériston Andrade
Foto: Divulgação/Ascom