Inverno começa com previsão de temperaturas acima da média no Brasil

Estação mais fria do ano teve início neste domingo (21) e será influenciada pelo fenômeno El Niño

O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21) e seguirá até o dia 22 de setembro, quando terá início a primavera. Conhecida por registrar as menores temperaturas do ano, a estação também é marcada por noites mais longas, dias mais curtos e redução dos índices de chuva em diversas regiões do país.

Neste ano, porém, os efeitos típicos do inverno deverão ser amenizados em grande parte do território brasileiro devido à atuação do fenômeno climático El Niño, que já teve seu início confirmado pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais da região equatorial do Oceano Pacífico. Esse fenômeno altera os padrões climáticos em várias partes do planeta, influenciando a distribuição das chuvas e as temperaturas.

De acordo com especialistas, a tendência é de que o Brasil registre temperaturas acima da média histórica durante os próximos meses, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Além disso, o fenômeno pode provocar períodos de estiagem em algumas áreas e aumento das chuvas em outras, dependendo da região.

Mesmo com a previsão de temperaturas mais elevadas, massas de ar frio deverão avançar periodicamente sobre o país, provocando quedas temporárias nos termômetros e mantendo algumas características típicas da estação.

Da Redação – Soteropolis Noticias

Foto: Margarida Neide/A Tarde

Siga o Soteropolis Noticias no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Facebook e X.

Mais notícias sobre