Ivana Bastos presta homenagem aos 100 anos dos Serviços de Saúde na Bahia

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, apresentou uma moção de congratulações pelos 100 anos dos Serviços de Saúde na Bahia, que serão comemorados nesta terça-feira, 29 de julho. Inicialmente criada com a denominação de Diretoria de Saúde Pública do Estado da Bahia, por meio da Lei nº 1.811, de 29 de julho de 1925 (que organiza a Subsecretaria de Saúde e Assistência Pública), trata da aprovação do Código Sanitário do Estado, dando origem à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“São 100 anos de serviços de saúde pública gratuitos prestados às baianas e baianos. Essa história, que nos remete à década de 1920, é um marco importante no surgimento e definição dos serviços sanitários e de saúde pública no Brasil. A Bahia participou ativamente desse processo”, lembrou a chefe do Legislativo baiano. A legisladora salientou ainda que “a memória e história andam juntas e devem sempre fazer parte de um acervo público, como forma de capilarizar os momentos importantes de nosso Estado”. Para tanto, explica a deputada, o governo publicou, em 2019, a Revista Baiana de Saúde Pública / Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Nessa revista, foi publicado o artigo “A Política de Saúde na Bahia (1925-1930), elaborado por Nildo Batista Mascarenhas e Lívia Angeli Silva, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que descreve com muita precisão documental de pesquisa os dados da saúde pública num período de cinco anos”. Na moção, a deputada destacou a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 2 de janeiro de 1920, “representando um marco para a capilarização do modelo nacional de prestação de serviços públicos de saúde”.

No documento, a presidente da ALBA assegura também que a Bahia criou instrumentos legais, o que inclui órgãos internos da administração pública, voltados a saúde pública de modo mais descentralizado. Segundo os autores do artigo “a implantação da política nacional de saúde nos anos 1920 afetou a organização da saúde pública baiana e induziu a uma modernização institucional que teve início após a criação da Subsecretaria da Saúde e Assistência Pública (SSAP)”.

Ivana Bastos ressalta “o orgulho de, neste centenário dos serviços públicos de saúde, estar exercendo o cargo de presidente da Casa Legislativa da Bahia, tendo no comando da Sesab, Roberta Santana, uma mulher, filha, mãe, esposa e competente secretária que trabalha diuturnamente em favor de uma saúde inclusiva e socialmente justa, cada vez mais eficiente e humana”. Por fim, a presidente manifesta sua alegria em registrar os 100 anos da Secretaria de Saúde da Bahia na Casa do Povo, que se constitui num eco representativo de mais de 14 milhões de baianos e baianas.

“Parabéns, Roberta Santana e a sua maravilhosa equipe, composta de profissionais abnegados que todos os dias saem de suas casas para cuidar da vida das pessoas! Parabéns, governador Jerônimo Rodrigues, pela importância estratégica com o gerenciamento da saúde do povo baiano!”, finalizou a parlamentar. (Agencia Alba).

Foto: Vanner Casaes/Agencia Alba