Ivana Bastos promove mudanças em setores estratégicos da ALBA

A edição do Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) desta terça-feira (1º) trouxe mudanças no comando de setores estratégicos da administração da Casa. As trocas foram promovidas pela presidente do Parlamento baiano, a deputada Ivana Bastos.

O ex-deputado Bira Corôa deixou a Superintendência de Assuntos Parlamentares para assumir a Secretaria-Geral das Comissões. O posto de chefia da secretaria era ocupado por Jorge Luiz Moreira de Araújo, que foi nomeado para a função de assistente administrativo no mesmo setor.

Para a Superintendência de Assuntos Parlamentares, foi nomeado o ex-deputado Jacó.

O jurista, advogado, professor e mestre em Direito Público, Rafael Menezes Trindade Barreto, é o novo chefe da Procuradoria Jurídica da ALBA. O cargo era ocupado pelo professor Graciliano José Mascarenhas Bomfim.

O jornalista Paulo Roberto Martins Bina deixou a chefia da Assessoria de Comunicação Social da ALBA. Para a função, foi nomeado o jornalista Luiz Fernando Lima.

O ex-deputado e ex-presidente da ALBA, Clóvis Ferraz, foi exonerado da função comissionada de diretor legislativo. Para a diretoria, foi nomeado Rodolfo Costa Ferraz.

PERFIS

Natural de Salvador, Ubirajara da Silva Ramos Corôa, conhecido como Bira Corôa, é professor e possui formação em Biologia. Em Camaçari, foi eleito vereador em 2000 e reeleito em 2004. No Legislativo camaçariense, foi presidente da Casa. Já em 2006, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014. Nas eleições seguintes, ficou na suplência de deputado, tendo assumido o cargo na ALBA em quatro ocasiões. Na ALBA, presidiu as comissões de Promoção da Igualdade e de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. Além da Superintendência de Assuntos Parlamentares, também já dirigiu a Secretaria-Geral das Comissões.

Mário Augusto de Almeida Neto, conhecido como Jacó, é formado em técnico em agroecologia e nasceu na cidade de Jacobina. Exerceu o cargo de deputado estadual no período de 2019 a 2023. No Parlamento baiano, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública e integrou, como membro titular, colegiados como o da Promoção da Igualdade, Saúde e Saneamento, Agricultura e Política Rural, Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho e a especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia do Covid-19.

O jurista Rafael Menezes Trindade Barretto é professor e escritor. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), possui mestrado em Direito Público pela mesma instituição. É pós-graduado em Processo Civil e especialista em Metodologia do Ensino Jurídico.

Rafael Barretto foi assessor especial da Procuradoria Geral da República para questões constitucionais junto ao Supremo Tribunal Federal. É autor de livros nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Eleitoral e Legislação da Advocacia.

Luiz Fernando Lima é jornalista formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Exerceu o cargo de secretário de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista e possui mais de 15 anos de experiência no jornalismo político. Passou pelas redações dos jornais A Tarde e Tribuna da Bahia, além de sites, assessorias de comunicação de instituições públicas, privadas e campanhas eleitorais. Na TV ALBA, criou e apresentou o programa ALBA Debate. O jornalista também já coordenou a Assessoria de Comunicação Social da ALBA. (Agencia Alba).

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Mais notícias sobre