O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou na noite de sexta-feira (27) da abertura oficial do Ita Pedro 2025, tradicional festa em homenagem a São Pedro realizada em Itabuna, no sul do estado. O evento, que segue até domingo (29), é um dos principais do calendário junino do interior baiano e integra a programação de mais de 280 municípios que recebem apoio do governo estadual para realização dos festejos.
Neste ano, o investimento do Estado para o ciclo de festas de Santo Antônio, São João e São Pedro somou R$ 180 milhões, destinados à contratação de atrações, estrutura e apoio logístico, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), ligada à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).
“Olha o tamanho da festa na Bahia: Santo Antônio, São João e São Pedro. A economia está dinamizada. A festa está linda. Parabéns para Itabuna, que sabe fazer festa!”, disse Jerônimo durante visita à Arena Zé Cachoeira, onde ocorre o evento com entrada gratuita.
A programação inclui shows de Henrique e Juliano, Tony Salles, Trio da Huanna, Cristal do Som, entre outros artistas. “Gostaria de agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura por essa oportunidade. É uma honra cantar para Itabuna”, afirmou o cantor Grelo durante apresentação.
Para a Setur, o Ita Pedro representa não apenas uma celebração cultural, mas também um estímulo à economia local. “Itabuna é um dos principais palcos de comemoração do São Pedro. A festa tem um reflexo muito grande com geração de emprego e renda para toda a região da Costa do Cacau”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
Segundo estimativa do governo, o impacto econômico dos festejos juninos na Bahia pode ultrapassar R$ 2,5 bilhões neste ano. “É a cultura gerando investimento e melhoria de vida para as pessoas”, destacou o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro. (bahia.ba).
Foto: Amanda Ercília/GOVBA