Lula almoça com lideranças da Bahia no Preta Bistrô durante 2 de Julho

Cardápio regional foi elaborado pela chef Angeluci Figueiredo, a Preta, que comandou a cozinha com pratos regionais

Durante os festejos do 2 de Julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou, nesta quarta-feira (2), no restaurante Preta Bistrô, instalado dentro do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA), no bairro da Graça, em Salvador. O almoço foi reservado a cerca de 70 convidados, incluindo autoridades políticas e membros do governo federal.

Entre os presentes estavam a primeira-dama Janja da Silva, o ministro da Casa CivilRui Costa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), além de Fátima Mendonça.

cardápio regional foi elaborado pela chef Angeluci Figueiredo, a Preta, que comandou a cozinha com pratos como feijão verde, peixe com banana-da-terra, vatapá, caruru e farofa de banana. O local foi vistoriado pelo cerimonial da Presidência no dia anterior.

Para a chef, o momento foi especial. “É sempre bom e desafiador, porque você aprende cada vez mais”, afirmou em entrevista ao portal Alô Alô Bahia. O restaurante destaca-se por reunir gastronomia, arte e cultura, oferecendo uma proposta inspirada na culinária da Ilha dos Frades, com drinks autorais e ambiente voltado à experiência afetiva.

Mais cedo, Lula participou do tradicional cortejo cívico do 2 de Julho, acompanhado de Janja, do governador da Bahia e da ministra da CulturaMargareth Menezes. O evento celebra a Independência do Brasil na Bahia, data com forte simbolismo histórico e político no estado.

Lula acompanha cortejo do 2 de Julho pelo quarto ano seguido e cobra pagamento do piso dos professores em Salvador

Pelo quarto ano consecutivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Salvador para participar do cortejo do Dois de Julho, data que marca os 202 anos da Independência da Bahia. Ao lado do governador Jerônimo, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da primeira-dama Janja da Silva, o chefe do Executivo federal reafirmou o compromisso com a cultura e a história do povo baiano.

Mesmo sem descer do carro de apoio, Lula foi saudado de longe com entusiasmo por populares e seguiu o trajeto simbólico até o Pelourinho, acompanhando os carros do Caboclo e da Cabocla. A participação, embora reservada, também foi marcada por um momento de alfinetada ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Durante o trajeto, o petista ergueu um cartaz cobrando o pagamento do piso nacional dos professores da rede pública municipal.

Projeto propõe tornar o Dois de Julho reconhecido nacionalmente

Ainda na última terça-feira (1º), véspera do cortejo da Independência, o presidente Lula encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe transformar o Dois de Julho reconhecido nacionalmente. A medida busca reconhecer a importância histórica da luta travada na Bahia para consolidar a Independência do Brasil.

“Ano passado ele se comprometeu que buscaria transformar a data em nacional e nós estamos aguardando. A gente vai constituindo aqui o material para consolidar um processo no currículo escolar, de uma data oficial. Transformar em lei é muito importante”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, durante o cortejo nesta quarta. (Muita Informação).

Foto: Alo Alo Bahia