Marcelo Nilo deseja ser Senador e faz avaliação do governo Jerônimo Rodrigues

Não tenho condições políticas, administrativas e morais para voltar ao lado do PT – Ninguém aguenta mais o PT

Marcelo Nilo (REPUBLICANOS), ex: deputado federal, estadual, presidente da Assembleia Legislativa por 10 anos, coloca seu nome, para concorrer as eleições no ano vindouro (2026), a uma cadeira no Senado da República. Nilo, atualmente, integra, o grupo político, do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. O momento é de reflexão, até porque se trata de pré-candidatura. Em entrevista ao Soteropolis Noticias, fez algumas declarações sobre o momento político baiano e nacional.

SN Marcelo, uma pesquisa recente (Instituto Paraná Pesquisa) aponta o ex-prefeito de Salvador ACM Neto com 53,5%, liderando a corrida sucessória, para o governo da Bahia, nas eleições vindouras (2026), como você esse resultado?

MN Pesquisa é momento, mas o governador Jerônimo Rodrigues (PT) está administrativamente, muito mal em todas áreas da Bahia.

SN – Pesquisados: foram consultados 1.620 eleitores,  em 66 municípios baianos, esse percentual de 53,5% anima o pré-candidato ACM Neto ou desanima?

MN São resultados de suas viagens e a receptividade do povo, ele está muito bem avaliado, está formando sua chapa e eu, sou pré-candidato a Senador, na chapa dele, “quero ser Senador, porque eu acho, que nós temos, que ter um Senador com a cara do interior, que conheça o semiárido e eu conheço cada palmo, cada metro quadrado dos 417 municípios da Bahia.”

Eu, estou convencido que, essa eleição é diferente da 2022. Por quê? o PT foi competente, votou em um desconhecido. Então, quando o cidadão ou a cidadã foi no computador votar, votou no candidato de Lula, votou no 13, Jerônimo era desconhecido. ‘Agora não’ – você vai votar na gestão de Jerônimo. Ele reduziu o analfabetismo? Não. Ele reduziu a fila da regulação? Não. Ele melhorou o índice de emprego? Não. Ele melhorou a Segurança Pública? Não. As estradas, estão intransitáveis em grande parte da Bahia. Então o governo se enterra, medíocre, quando você (eleitor), for votar, vai votar na gestão, e você para ser reeleito, você tem que estar está bem avaliado e citou – ‘Bruno Reis ganhou a primeira eleição, fruto de ser candidato, de ACM Neto, mas a sua reeleição, foi fruto da sua gestão’, e como Jerônimo vai muito mal, eu estou convencido, que o ACM Neto é amplamente favorito, para ganhar as eleições, porque na minha visão somente duas pessoas entre “aspas” tem voto, primeiro o povo e segundo, o candidato bem avaliado. Desta vez, Lula não está bem, como estava no primeiro mandato; no segundo mandato, estava – em 2022, ele tinha saído da prisão e estava como vítima, desta vez, nós teremos candidato competitivo, que eu ‘acho’ que vai ser Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo com a Michele Bolsonaro na vice. Essa chapa é para vencer e para ajudar ACM Neto ser governador na Bahia.

SN – Quando você fala em Lula, O Datafolha revelou recentemente, que Lula aparece com 40% como reprovado e 29% de aprovação, que avaliação o político Nilo faz?

MN Lula tem um espaço muito grande na mídia, fruto dos espaços, que ocupa, todos os dias, ‘Lula está no Jornal Nacional todos os dias; então – quando você tem uma reprovação maior, do que aprovação, é porque o governo  está mal avaliado. Jerônimo está na mídia da Bahia, Lula não vai ter, como ajudar Jerônimo, e o Jerônimo não tem condições política de ajudar o Lula. “se você vê, as pesquisas mostram, quanto Jerônimo caiu – quando Lula cai nas pesquisas, Jerônimo já sabe, que vai descer mais ainda, nos resultados de pesquisas. Então, essa eleição, será uma decisão do povo”.

Esse negócio de dizer que prefeito adere governo, isso é natural, Waldir, ganhou a eleição com 29 prefeitos, Jaques Wagner para Paulo Souto, com 31 prefeitos e Antonio Carlos Magalhaes deu para Roberto Santos 90 prefeitos. ‘Prefeito é bom, mas quem decide é o povo’, os prefeitos estão indo e voltarão, com a mesma cara que foram. Quando  Neto estiver na campanha e verem que Neto é favorito , ‘eles voltam para fazer a defesa daquilo que eles acredita’, – das mudanças da Bahia”, porque infelizmente Jerônimo é o pior governador desde o descobrimento do Brasil.

SN – Que avaliação você faz do governo Jerônimo Rodrigues?

Marcelo Nilo:

Educação:  nós somos a segunda pior educação do país, só ganhamos para o Maranhão.

Saúde tem uma tal de regulação que é considerada a regulação da morte.

Empregonós somos primeiro lugar em índice de desemprego proporcional do país.

Segurança Pública – nós somos a pior do país desde 2019. Em 2023, de morte violentas morreram seis mil pessoas na Bahia,

SN – A sua pretensão é ser candidato ao Senado da República. Recentemente, foi noticiado na imprensa três nomes para disputar o Senado na chapa de Neto, João Roma (PL), Adolfo Viana (PSDB) e Marcio Marinho (REP) como você analisa?

MNOlha, primeiro eu quero dizer uma coisa, em 2022, eu tinha um acordo, com ACM Neto, para ser vice-governador ou Senador. Infelizmente, não deu certo, porque o PDT vetou. “Vai ser escolhido os melhores nomes. Se eu estiver bem avaliado serei escolhido. Se eu estiver competitivo eu serei o candidato”. Entendeu? Seria o candidato. É óbvio que eu lhe digo de coração. ‘Eu quero ser senador porque eu acredito na minha história’. Eu sou cidadão da Bahia, nunca fui candidato a uma majoritária no mundo político. Eu tenho uma história de sete vezes deputado estadual, dez anos presidente da Assembleia Legislativa, uma vez deputado federal, fui governador interino, quatorze vezes, vou repetir, quatorze vezes consecutivas, como melhor deputado da Bahia, escolhido por vocês da mídia, da imprensa do nosso estado estou lutando para ser candidato ao Senado, se eu estiver bem,  estiver com a avaliação técnica, espiritual e física muito bem, pode ter certeza de que eu serei escolhido.

Adolfo Viana já me disse , diversas vezes que não quer ser candidato, eu não acredito que um deputado federal, com condições de se reeleger, vá largar um mandato certo de  deputado federal para disputar com Rui e Wagner, que são dois candidatos competitivos, desde que foram ex-governador. Eu estou convencido que a melhor chapa para ACM Neto sou eu e João Roma. É óbvio que ele vai decidir. Se ele escolher Marcelo Nilo lutarei, para ser senador da Bahia. Se ele escolher outro nome ,estarei aqui para apoiar. “Porque não vou, não quero, não tenho condições políticas, administrativas e morais para voltar ao lado do PT. Porque o PT para mim – cansou. Ninguém aguenta mais o PT. Chega de PT.” Está na hora de mudança, e essa mudança tem que ser Neto. (SN).

Foto: Divulgação