Marcelo Nilo reage a processo de Rui Costa e volta a citar caso dos respiradores

Ex-deputado federal afirma que o ministro da Casa Civil o acionou judicialmente por denúncia sobre uso de avião da FAB e questiona silêncio diante das investigações sobre desvios na pandemia.

O ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) voltou a provocar o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), após tomar conhecimento de um processo judicial movido pelo petista. Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta semana, Nilo afirmou que está sendo processado por ter denunciado o uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo ministro, em trecho próximo à sua fazenda em Ipiaú (BA).

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, está me processando porque eu disse que o avião da FAB pegou ele em Ipiaú, ou seja, próximo à fazenda dele, para levá-lo a Brasília. Eu fiz essa denúncia fruto de uma matéria do site Bahia Notícias. O avião da FAB foi usado por Rui após o ministro participar de uma festa de São Pedro em Ipiaú” afirmou o ex-deputado.

Marcelo Nilo, tem percorrido municípios baianos em pré-campanha para o Senado Federal em 2026, disse ainda que esperava outro tipo de reação do ex-governador.

A Bahia esperava que Rui Costa me processasse, porque eu venho dizendo, que houve corrupção, desvio de recursos nos respiradores. Quem disse, que houve desvio de recursos para compra de carros luxuosos, pagamento de cartão de crédito e mensalidade escolar foi a Polícia Federal. O procurador federal Paulo Gonet apontou indícios fortíssimos, da participação do então governador Rui Costa, declarou.

O comentário faz referência à operação da Polícia Federal que investigou a compra de respiradores durante a pandemia de Covid-19, em 2020, e que teve como alvo o Consórcio Nordeste, formado por governadores da região.

Marcelo Nilo, ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e figura experiente na política estadual, tem adotado um tom mais combativo nas últimas semanas, apostando em pautas de enfrentamento ao grupo petista, que governa a Bahia há quase duas décadas. (SN)

Foto: Arquivo/MNilo