O coordenador do Memorial do Legislativo, o historiador Pierre Malbouisson, explica que a inscrição marca uma nova fase do equipamento cultural, que passou por uma série de mudanças recentes. “Inscrevemos o Memorial por conta das mudanças que estamos realizando. Temos tentado atrair cada vez mais a população baiana que frequenta a Assembleia para visitar o Memorial e conhecer a história do Poder Legislativo”, afirma.
A proposta inscrita detalha iniciativas como o retorno e requalificação do acervo, exposições temporárias e o fortalecimento do trabalho de mediação educativa junto a escolas públicas. Só em 2024, o espaço recebeu 4.325 estudantes em visitas guiadas. “As escolas já são um público-alvo, e isso entra num processo de formação da educação cidadã”, explica Pierre.
Desde que assumiu a coordenação do Memorial, Pierre mobilizou a equipe e iniciou articulações com outros órgãos públicos. Uma das ações destacadas na proposta foi a visita realizada ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com o objetivo de conhecer o acervo histórico do Poder Judiciário. Em retribuição, representantes do TJ-BA estiveram na ALBA, em junho, para visitar a exposição temporária do Memorial. Estão previstas ainda parcerias com o Ministério Público e a Câmara Municipal de Salvador. Para o historiador, o reconhecimento institucional pode impulsionar a missão educativa e cultural do espaço. “A gente acredita que esse reconhecimento é importante porque vai melhorar a visibilidade do Memorial, destacando a importância da preservação do patrimônio cultural da Assembleia Legislativa”, afirma.
Ele ressalta que o objetivo é facilitar o acesso da população à história do Legislativo baiano: “As pessoas podem acessar essa história vindo aqui, visitando, conhecendo a estrutura do Poder. Isso aproxima o cidadão do Poder.” A proposta da equipe do Memorial inclui exposições com enfoque histórico-documental e temas de relevância política, como a mostra prevista para o último trimestre de 2025 sobre os 90 anos da participação das mulheres no parlamento baiano. Exibições futuras já estão em fase de pesquisa, com orçamento aprovado e licitação em andamento para aquisição de totens digitais.
A equipe responsável pelo projeto é composta por sete servidores, que se dedicam ao planejamento e execução das atividades. “A gente está trabalhando para que o Memorial seja cada vez mais acessível, mais atrativo, e que ele cumpra seu papel de formação cidadã”, resume Pierre. Os projetos inscritos no prêmio da Saeb serão analisados por uma comissão especial nomeada pelo governador, com visitas in loco e duas etapas de avaliação. O resultado final será divulgado em outubro, durante as celebrações do Dia do Servidor Público. Ao todo, serão distribuídos R$ 32 mil entre os dez projetos mais bem colocados. Mais do que o prêmio em si, Pierre destaca o valor simbólico da participação. “Para a gente, o importante é estar participando. A gente acredita que a participação por si só já é muito importante”, conclui. (Agencia Alba).
Foto: Pierre Malbouisson/AgênciaALBA