Na data em que se
celebra o Dia Nacional do Consumidor, 15 de março, o deputado federal Márcio
Marinho (Republicanos/BA) apresentou o Projeto de Lei 844/2021, que torna obrigatório o Serviço de
Atendimento ao Consumidor durante o estado de calamidade pública.
O projeto leva em consideração o aumento significativo da
insatisfação dos consumidores durante a pandemia, apontado pela análise do Centro de Inteligência Padrão
(CPI) em parceria com a OnYou, onde 52% dos brasileiros relataram piora no
serviço que tem como finalidade resolver as demandas dos consumidores sobre
informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos.
“Desabilitar um serviço de call center sem disponibilizar
outra forma de contato é um desrespeito ao consumidor, até porque o trabalho
pode ser realizado em home office, evitando dispensa de empregados e garantindo
o atendimento necessário sem trazer prejuízo”, afirma.
O parlamentar também ressalta que apesar dos esforços das empresas para que os clientes passem a utilizar canais
digitais na resolução de problemas, o telefone ainda é o canal preferido para
atendimento do SAC e a forma mais
acessível de contato, tendo em vista o isolamento social. (Ascom)
Foto: Divulgação/Ascom