O turismo brasileiro perdeu R$ 65,6 bilhões em consequência da pandemia de Covid-19. Os dados, levantados pela Federação do Comércio paulista (FecomércioSP), referem-se ao período até fevereiro deste ano. No período, conforme a entidade varejista, o setor faturou 38,1% a menos do que no período imediatamente anterior – março de 2019/fevereiro 2020. A pesquisa se utiliza das pesquisas Anual de Serviços e Mensal de Serviços, do IBGE.
As piores perdas do ciclo ocorreram no segundo trimestre de 2020: -54,8% em abril; -53,3% em maio; -50% em junho; e -50,4% em julho. As menores perdas aconteceram em dezembro, mês do Natal, quando as atividades turísticas fatura 28,1% a menos do que no mesmo mês do ano anterior. Em fevereiro deste ano, com retração de 29,1%, o turismo completou um ano inteiro de resultados mensais negativos.
O setor aéreo encabeça o desempenho negativo do período, perdendo mais da metade (59,6%) do seu faturamento ? 49,6% em fevereiro deste ano. Na sequência, os serviços de alimentação e alojamento, como hotéis e pousadas, registraram a maior queda no faturamento desde o começo da crise do covid-19: -41,1%.
As atividades culturais, recreativas e esportivas viram o faturamento cair 32,1% no período. Já as empresas de transporte terrestre e as locadoras de veículos e agências de viagens caíram 14,2% e 12,8%, respectivamente. (bahia.ba).
Foto: Divulgação/Infraero
