O feriado prolongado de 7 de setembro, quando se celebra Independência do Brasil, trouxe bons frutos para o trade turístico da Bahia. Somente em Salvador, a média da ocupação hoteleira ficou em 70%, mas em dias de pico houve 77% de ocupação.
O resultado, segundo o presidente da FeBHA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação), Silvio Pessoa, foi o dobro do registrado em 2020. “Apesar que o ano passado não serve de referência, pois foi quando estávamos voltando e muitos estavam fechados. O mês de julho fechamos com 49%. Em agosto, ficamos com 47%, bem próximo de nosso ponto de equilíbrio”, disse nesta sexta-feira (10), em entrevista ao bahia.ba.
O bom desempenho, na análise de Silvio Pessoa, é decorrente do avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado. Contudo, o trade ainda está vivendo do turismo interno, com baianos transitando entre a capital e o interior.
“É nítido que a vacinação está fazendo sua parte, mas ainda sobrevivemos de turistas regionais e nacionais. Os internacionais ainda vão demorar. Mas com poucos turistas ainda, precisamos do Estado e do Município fazendo sua parte que é promoção, publicidade e marketing. Com o verão se aproximando, apostamos em um crescimento constante”, afirmou.
Ainda de acordo com o presidente da FeBHA, a Prefeitura de Salvador tem sido “mais ágil”, buscando ações conjuntas com o trade e avançando com estratégias digitais, mas o governo da Bahia ainda está “um pouco lento”. “Em momento de crise, precisamos disputar com rapidez. A disputa por esses turistas é muito grande”, destacou. (Rayllanna Lima – bahia.ba).
Foto: Jefferson Peixoto/SECOM