Durante a pandemia, cinco de cada 10 micro, pequena ou média empresas sofreram com o aumento da inadimplência por parte dos clientes. A conclusão é de pesquisa realizada pela Serasa Experian em junho deste ano. Para 45,2% desses empreendedores, este aumento na falta passou de 50% no período. O comércio foi o setor que mais relatou este problema (52,7%). Por regiões, o Nordeste apareceu na liderança, com alta de 51,8%, resultado acima da média nacional.
A pesquisa também mostrou que a inadimplência se tornou uma realidade para 21% das micro, pequenas e médias empresas.De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, “é um momento muito delicado para todos, mas é importante que os empreendedores continuem mantendo contato com seus clientes inadimplentes, pois essa aproximação muitas vezes facilita o recebimento das contas”.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as empresas do comércio e serviços foram as que mais ficaram inadimplentes por causa da pandemia. Por terem um contato mais direto com o consumidor final, as medidas de distanciamento social judicaram mais estes setores do que a indústria, a qual ainda pode contar com o mercado externo para o direcionamento de seus produtos, completa Rabi.(bahia.ba).
Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil