Alunos propõem soluções para problemas relacionados a Feira de Santana

Estudantes do 9º ano levantaram
questões relacionadas ao município de Feira de Santana e propuseram soluções
através de ensaios científicos, prévias do que encontrarão na Faculdade ao se
depararem com produção acadêmica e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Um dos
temas abordados nas apresentações dos ensaios foi ‘Ambientes Escolares:
Potenciais Influenciadores na Saúde Mental dos Jovens em Feira de Santana no
Últimos 20 Anos’, assunto abordado por Arthur Braga, Gustavo Rebouças, Maria
Clara Almeida, Pedro Cândido de Lima e Rafael Mascarenhas, que foram orientados
pelo professor Ricardo Menezes.

“A Lei 13.935, de 11 de dezembro
de 2019, torna obrigatória ‘a prestação de serviços de psicologia e de serviço
social nas redes públicas de educação básica’, mas entendemos que no Brasil
existem falhas na aplicação das leis e que a educação raramente é posta de fato
como prioridade pelos governos. Temos como proposta a realização de Parceria Público-Privada
(PPP) entre governo do município e faculdades que ofertem cursos de psicologia
e serviço social”, disse a líder do grupo, Maria Clara Almeida, durante
apresentação realizada na tarde de 25 de outubro.

A estudante informou ainda que
seu grupo também sugeri tornar obrigatória a implantação, em todas as escolas
de Feira de Santana, do SOE (Serviço de Orientação Educacional), órgão formado
por profissionais de Educação, Psicologia e Serviço Social para prestar apoio
socioemocional aos alunos das instituições de ensino. Para isso, o grupo enviou
proposta ao Conselho Municipal de Educação (CME) através da educadora Cassia
Braz, integrante do CME e diretora da Escola João Paulo I (JPI), unidade de
ensino que já dispõe do SOE e é propositora do ensaio científico já no Ensino
Fundamental II, algo normalmente realizado no Ensino Médio.

As apresentações dos ensaios
científicos compõem o Intergiro, tradicional ação que a JPI realiza do 6º ao 9º
ano. “Nossa escola é pioneira em realizar o ensaio científico no Fundamental
II. Intergiro é conhecimento se movimentando na nossa instituição, é movimento
do conhecer. Estudantes do 6º ano convidaram os do 5º para acompanharem suas
apresentações, os do 7º convidaram os do 6º e assim sucessivamente”, comemorou
a diretora, além de agradecer às famílias pelas presenças no Intergiro.

Mãe de Maria Clara Almeida,
professora Magaly Almeida acompanhou a apresentação do grupo da estudante. “Valido essa iniciativa tão arrojada que une maestria na arte de educar e
trabalhar saberes através da aprendizagem significativa, que marca a comunidade
feirense, contribuindo para formar cidadãos conscientes e reflexivos”,
declarou. Enquanto educadora, ela acrescentou que o SOE na JPI desempenha papel
de extrema importância frente aos estudantes e sua implantação em instituições
públicas é de grande valor para perceber, acompanhar, ajudar e orientar cada
estudante durante seu processo de desenvolvimento, que envolve também questões
emocionais que interferem na aprendizagem de cada aluno.

A doutora em Enfermagem pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Aisiane Moraes, integrou a banca
avaliadora do trabalho sobre saúde mental e parabenizou à equipe, pela
qualidade do trabalho, e à JPI, por proporcionar o momento de ciência e
pesquisa. Também compondo a banca, a psicóloga Luana Braz, que possui formação
específica voltada ao atendimento de crianças e adolescentes, pontuou que
escolas são espaços também para o estudante se relacionar, conviver e aprender
a lidar com frustrações. Ex-aluna da instituição, Samara Macêdo, que está no
Ensino Médio, integrou essa banca e parabenizou estudantes pela segurança com a
qual apresentaram o tema. Paula Brito, professora do componente curricular
Ensaio Científico, destacou a multiplicidade de temas abordados nas
apresentações.

Os demais trabalhos apresentados
foram:

25 de outubro

Título: Falta de utilização da
energia limpa na cidade de Feira de Santana nos últimos 10 anos.

Equipe: Davi Diogo Junior, Luize
Lacerda, Pedro Henrique Nascimento, Gabriel Cerqueira e Valentina Morais.

Orientação: Professor Ricardo
Menezes.

Título:  Descarte de resíduos sólidos: a função
socioambiental da Escola João Paulo I nos últimos 10 anos.

Equipe: Guilherme Carneiro,
Guilherme Silva, João Guilherme de Souza, Lais Matos, Maria Fernanda de
Andrade, Maria Eduarda Bacelar, João Pedro Araújo.

Orientação: Professor Ricardo
Menezes.

26 de outubro

Título: O projeto de vida e sua
contribuição nas vidas dos ex-alunos da Escola João Paulo.

Equipe: Evelyn Vitória Moreira,
Gilson Júnior, Ana Clara de Freitas, Laissa Brito, Lara Brito e Enzo Gomes.

Orientação: Professora Cosma
Oliveira.

Título: O desenvolvimento do
trânsito no entorno da Escola João Paulo I nos últimos dez anos.

Equipe: Arthur Eloy, Arthur
Francisco Lefundes, João Arthur Cosme, Thauana Almeida, Lavínia Moreira.

Orientação: Professora Cosma
Oliveira.

Título: A globalização e as
inovações na educação de Feira de Santana.

Equipe: Ana Luiza Novaes, Enzo
Costa, Lucas Macedo, Maria Eduarda Sacramento e Pedro dos Santos.

Orientação: Professora Edinalia
Aquino.

Título: A produção do lugar de
pertença da Escola João Paulo I em Feira de Santana.

Equipe: Ana Carolina Coutinho,
Cecilia Gouveia, Heitor Batista, Isabelle Nunes, Mariana de Oliveira e Yuri
Mascarenhas.

Orientação: Professora Karoline
Gama.

Título: Os impactos no espaço
geográfico do bairro Queimadinha após a implantação do novo prédio da Escola
João Paulo I.

Equipe: Ana Beatriz Vitória,
Beatriz Batista, Wesley Lucas Freitas, José Helber Figueredo e Ana Clara Prado.

Orientação: Professora Karoline
Gama.

27 de outubro

Título: Uso do recurso digital
como ferramenta didática nas escolas públicas de Feira de Santana durante o
período pandêmico.

Equipe: Guilherme Rezende, Daniel
de Oliveira, Pedro Otávio Brandão, Antonio de Souza e Luan Gabriel Rocha

Orientação: Professora Edinalia
Aquino.

Título: O problema das pessoas em
situação de rua em Feira de Santana: desafios para as futuras gerações.

Equipe: Ananda Sampaio, Isis
Carneiro, Matheus Marques, João Pedro Sampaio e Maria Clara Moreira.

Orientação: Professora Edinalia
Aquino.

Título:  Sustentabilidade ambiental: a experiência da
Escola João Paulo I no Ensino Fundamental I nos últimos 10 anos.

Equipe: Aisha Gomes, Alexandre
Clistenes Filho, Isabela de Araújo, João Vitor da Silva, Matheus Filipe Leiva.

Orientação: Professora Rozilda
Ribeiro.

Título: Resíduos sólidos
hospitalares: um estudo de caso pós pandemia em Feira de Santana.

Equipe: Bianca Gomes, Flavio
Filho, Gustavo Freitas, João Gabriel Lopes, Lucas Gabriel Farias, Sabrina Santa
Bárbara.

Orientação: Professora Rozilda
Ribeiro.

Título: A produção agrícola
orgânica em Feira de Santana e seu desempenho no desenvolvimento de ações
sustentáveis.

Equipe: Daniel Cerqueira, Enzo
Pedra, Gabriela Santos, João Farias, Lara Giovanna Freitas.

Orientação: Professora Rozilda
Ribeiro.

 Texto e foto: Ascom