Escola do Legislativo promove oficina sobre uso do Instagram

O que significa tráfego pago? Como
acompanhar o desempenho do anúncio? Com que frequência devo fazer uma postagem
no Instagram? Essas e outras questões pertinentes à rede social foram
detalhadas em oficina, ofertada na Escola do Legislativo da Assembleia
Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta quinta-feira (13). Ministrado pela
gestora de projetos de marketing digital, Sami Melo Amaral, o ?workshop?, de
carga horária de 8 horas, foi dividido em dois dias – o primeiro dia foi na
segunda-feira (10) – para uma turma de 30 pessoas.

Com o título “Instagram do Zero –
Criando posts de sucesso”, a oficina é divida em quatro módulos, desde os passos
iniciais de acesso até a ferramenta de relatórios do seu perfil na rede
(métricas). Os inscritos aprendem o básico, como compartilhar imagens e vídeos,
seguir, compartilhar, comentar nas seções do aplicativo, como feed, reels,
stories; e seguem avançando para profissionalizar as postagens.

Segundo a instrutora, a ideia é
demonstrar como usar a ferramenta da melhor forma, para engajar e atrair mais
seguidores, além de vender sua marca, produto ou serviço. Ao final do curso,
explica a gestora de projetos, é importante que o participante saiba como criar
uma agenda, seja semanal, quinzenal ou mensal, para seu conteúdo ou campanhas
específicas. Ela informou que o CEO do Instagram, Adam Mosseri, anunciou, “para
o ano de 2023, que a rede vai se concentrar em inspirar as pessoas a serem
criativas; ajudar as pessoas a descobrir coisas que amam; e despertar conexões
entre as pessoas”.

Uma das principais dúvidas da
turma é como criar conteúdos de sucesso, que engajem e possam vender, e a
frequência de postagens para manter seu público. Segundo Sami, a presença
digital vai depender muito do tipo de seguidor e qual sua permanência logado,
para definir a entrega e produção de conteúdos. Ela também explicou que houve
uma mudança no algoritmo do Instagram: “Hoje ele [o Instagram] é o dono da
bola. Ele entrega o conteúdo para quem ele quer. Ele só vai entregar um
conteúdo que ele ache relevante, interessante, aí ele entrega não apenas para
quem está seguindo você no perfil, mas também pra outras pessoas”.

O mal uso das hashtags, segundo a palestrante,
também modificou o algoritmo da plataforma, que “entendeu que estavam sendo
automatizadas”, fazendo com que muitos especialistas desaconselhem seu uso. “Mas não quer dizer que não se pode usar mais. Porque você sabe que tudo muda
muito rápido nessa área. Eu costumo falar que o profissional de marketing
digital já acorda desatualizado”, brincou Sami, que volta à Escola do
Legislativo, nos próximos dias 19 e 20 de abril, para dar a mesma oficina a uma
nova turma. (Agencia Alba).

Foto: Divulgação/Agencia Alba