José de Arimateia celebra o dia do taquígrafo

O deputado José de Arimateia (Republicanos) fez inserir na Ata dos Trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia uma moção de congratulações e aplausos pela passagem do Dia do Taquígrafo, celebrado no dia 3 de maio.


“Palavras podem ser esquecidas, mas os escritos são passados de geração em geração. Com palavras, os taquígrafos registram tudo o que acontece no parlamento e, por meio desta moção, reconheço e evidencio o fundamental trabalho desses profissionais, especialmente os desta Casa. Com uma breve homenagem, envio os meus parabéns, em alusão ao Dia do Taquígrafo, comemorado na última sexta-feira, 3 de maio?, declarou o parlamentar.


José de Arimateia lembrou que, no dia 3 de maio de 1823, foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil. “Para mensurar a importância desses profissionais, eles foram fundamentais para a realização da primeira Assembleia Constituinte no país. Coube aos profissionais da época escrever a primeira Constituição do Brasil”, escreveu.


O legislador contou ainda que os taquígrafos existem desde o Império Romano, quando as notas taquigráficas eram a única ferramenta viável para registros oficiais. “Por este motivo, é justo e oportuno que esta Casa preste homenagem e destaque a passagem do dia que reconhece o desempenho destes profissionais”, concluiu José de Arimateia, solicitando que dessem conhecimento da moção aos taquígrafos da Assembleia Legislativa da Bahia, na pessoa da gerente setorial, Marilanja Pereira. (Agencia Alba).

Foto: Agencia Alba

Mais notícias sobre