Comunicação, Cultura e Turismo foram debatidos na Sincult 2015

O 1º Simpósio Internacional de Gestão da Comunicação,
Cultura e Turismo (SINCULT 2015) aconteceu em Salvador (Ba), nos dias 24 e 25
de julho. A proposta do evento é discutir, apreciar temas acadêmicos e suas experimentações,
além de debater o desenvolvimento do Turismo, Comunicação e Cultura por meio da
Comunicação Social. Especialistas internacionais, nacionais exibiram através de
palestras o conhecimento adquirido para os presentes.

O professor mestre e Chileno Gorky Diaz Pino, ressaltou a
Comunicação, Imagem e Pesquisa no Contexto Contemporâneo e fez um comparativo,
entre a comunicação social até o ano 2000.  A partir dessa data descreveu o avanço tecnológico,
e se faz necessário acompanhar a evolução através da internet e interagir com a
comunidade com responsabilidade.

Outro conferencista da SINCULT foi o convidado Elisio Lopes
Jr, retratou sobre o Cenário Artístico e Cultural Contemporâneo. Em sua
exposição afirmou que na Bahia [esse mercado não existe], Salvador não tem a
Secretaria Municipal de Cultura.  Com
referência a Arte, Lopes afirmou que é a expressão da beleza e justificou, a comunicação
atual requerer desafios e citou cinco exemplos, comunicar, ser feliz, ser
coerente, identidade e arriscar.

Temas e trabalhos acadêmicos foram exibidos durante os dias,
despertando a curiosidade dos participantes, nos assuntos discorridos, através
de especialistas, mestres e doutores acadêmicos. Falando sobre a prática
sócio-culturais nos estudos das representações Sociais: um foco na publicidade,
a doutora Nara Espiñeira diz que a representação social foi cunhada por
Moscovici (1976) para designar o tipo de fenômeno social ao qual sua
interpretação. E exemplificou, – oficina de campanha, estudar sobre jovens,
representação coletiva, representação social é sempre de alguém (sujeito) e de
alguma inserida.

A especialista professora Vera Lucia Vieira, abordou o tema
o poder do consumidor na cultura da convergência, fundamentou sua fala sobre a [convergência] e as mídias sociais. O evento foi abrilhantado por Conferencias Magna
proferidas por doutores e temas palpitantes. A doutora Maria Helena Flexor,
contou a história, a cultura e o turismo da Bahia, o professor doutor Severino
Alves de Lucena, abordou o tema Folkturismo: Cultura Popular e Acolhimento.

Outros conferencistas expuseram seus trabalhos (artigos
acadêmicos) nas áreas de Turismo, Comunicação Social, Relações Públicas e
Mídias Sociais. O evento foi encerrado com a conferência magna com o doutor
Paulo Nassar. O SINCULT 2015 foi promovido pelo capítulo brasileiro da
Associação Latino- Americana de Relações Púbicas (Alarp-Brasil), dirigido pelos
professores Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal. (Itamar Ribeiro)