Câmara dos Deputados lança novo Manual de Comunicação em debate sobre inteligência artificial

A Câmara dos Deputados lançou
nesta terça-feira (10) o seu novo Manual de Comunicação, produzido para dar
transparência aos princípios que regem a atuação dos profissionais de
comunicação da Casa. Ele substitui o antigo Manual de Redação, que completou 20
anos neste ano.

Além de prever regras de redação
e produção para a TV, Rádio e Agência Câmara, o Manual oferece normas de
procedimento para a Rede Legislativa de Rádio e Televisão (que reúne centenas
de emissoras parceiras em todo o país), para as redes sociais da Câmara e para
o uso de ferramentas de participação popular.

Orienta ainda o trabalho da
assessoria de imprensa e informa sobre as normas do Portal Institucional, além
de explicar  o funcionamento das áreas de Publicidade, Eventos e
Cerimonial e do Centro Cultural da Câmara.

Canais de diálogo

O secretário de Comunicação da
Câmara (Secom), deputado Jilmar Tatto (PT-SP), observou que a Comunicação é um
pilar estratégico da política e da cidadania e, por isso, os veículos da Casa
estão comprometidos em abrir novos canais de diálogo entre os representantes do
Legislativo e a população.

“Esse esforço se reflete na
promoção de uma informação de qualidade, contrapondo-se aos modelos baseados
apenas em interesses econômicos ou, ainda, aqueles ancorados em fake
news”, disse o deputado.

Comunicação pública

O deputado Luciano Ducci
(PSB-PR),  secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais da
Câmara (Semid), disse que o novo Manual representa um compromisso renovado com
a transparência, a diversidade e a excelência na comunicação pública.

“Ele foi cuidadosamente
elaborado para orientar jornalistas, publicitários, relações públicas e demais
profissionais na produção de notícias e entrevistas, assegurando que cada
informação divulgada esteja em conformidade com os mais altos padrões éticos e
técnicos”, observou Ducci.

Texto produzido pelo grupo de
trabalho que desenvolveu o guia lembra que nas duas últimas décadas as mudanças
na comunicação foram profundas, exigindo da Câmara um Manual inteiramente novo
para orientar seus veículos de imprensa e demais áreas de divulgação.

“O mundo mudou, as
instituições mudaram, as pessoas mudaram. Agora todos têm voz e querem ser
ouvidos. Este Manual mostra como a comunicação da Câmara dos Deputados trabalha
neste novo ambiente, sempre em ebulição, e como se prepara para o futuro”,
descreve o texto de abertura do Manual.

 Inteligência artificial

Logo após o lançamento do novo Manual, a Diretoria-Executiva de Comunicação e
Mídias Digitas da Câmara (Direx) promoveu o seminário “Comunicação Pública
e Inteligência Artificial”. Durante o debate, o professor Márcio Carneiro,
da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fez uma análise sobre o
desenvolvimento da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no Brasil e no
mundo e alertou para o que ele chamou de “sete mitos” sobre a IAG.

Carneiro também falou sobre o
impacto da IAG nas profissões. Estudo feito no ano passado pelo Laboratório de
Convergência de Mídias da UFMA  mostra o efeito diferenciado da
inteligência artificial sobre diversas áreas do trabalho. Segundo a pesquisa,
profissões como produtor de conteúdo e analista de dados serão muito impactadas
pela IAG nos próximos anos, enquanto outras, como agente de segurança e
assistente social, serão muito pouco impactadas.

Portais parlamentares
O seminário também contou a apresentação de dois pesquisadores da Câmara dos
Deputados, ambos na área de comunicação pública. A jornalista Paula Medeiros
apresentou sua pesquisa de mestrado que mostra a evolução  dos websites
parlamentares desde 2008 até os dias atuais.

O estudo dela identificou os
portais dos parlamentos considerados digitalmente mais maduros pela União
Interparlamentar, com o propósito de selecionar, no âmbito de tais plataformas,
iniciativas que estimulassem o engajamento popular.

“Portais parlamentares
informativos, fáceis de entender e de navegação simples, podem favorecer a
aproximação da sociedade da discussão legislativa, principalmente se
ferramentas que permitam a participação da sociedade estiverem presentes
naquele portal e forem de fácil acesso”, disse Paula Medeiros. Para ela,
esse processo pode fortalecer a democracia, na medida em que permitirá uma
sociedade mais ativa e participativa.

Já o jornalista Tiago Miranda
apresentou pesquisa que desenvolveu sobre a Agência Câmara. Sua dissertação de
mestrado analisou o uso dos conteúdos da agência de notícias do
legislativo  por veículos de comunicação, destacando o tema do arcabouço
fiscal (PLP 93/2023). Em seu estudo, constatou-se que a Agência Câmara é
amplamente confiável, sendo utilizada como fonte primária para a cobertura
legislativa, em complemento ao jornalismo comercial.

Participaram também do evento o
diretor-executivo da Direx, Cleber Queiroz Machado, e a assessora de Conteúdo
da Secom e Semid, Daniela Guerson André. (Agência Câmara de Notícias).

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos
Deputados