Antes do anúncio de recuo no monitoramento do Pix, o novo
time de comunicação do governo, sob o comando do publicitário Sidônio Palmeira,
concluiu que as fake news sobre o mecanismo da Receita Federal estavam
“consolidadas” e já não havia mais o que fazer quanto à estratégia de mídia.
O governo chegou a convidar especialistas externos, além da
equipe fixa, para ouvir sugestões. A conclusão foi de que, mesmo com as
comprovações de que a possível taxação do Pix era uma mentira, os efeitos
negativos na economia popular já estavam alastrados.
Enquanto vídeos de opositores bateram mais de 200 milhões de
visualizações, o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o Pix não
passou de 16 milhões.
O diagnóstico foi apresentado em reunião com o presidente e
para os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Advocacia Geral da União
(AGU), Jorge Messias, nesta quarta-feira (15).
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) tem trabalhado
para reduzir expectativas, inclusive de dentro do governo, de que todas crises
serão resolvidas a partir de campanhas de publicidade e engajamento digital.
A CNN ouviu de integrantes da comunicação do
governo que a crise do Pix atrapalhou a organização da nova equipe, que estava
em fase de mudança de integrantes. (CNN Brasil).
Foto: FÁTIMA MEIRA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO