Rosa. Essa foi a cor predominante no café da manhã promovido
na manhã de ontem (5), com o intuito de conscientizar e informar servidoras e
colaboradoras da Assembleia Legislativa sobre o câncer de mama. A ação é uma
parceria entre o Departamento de Serviço Social e a Superintendência de
Recursos Humanos.
Logo na entrada, todas recebiam um laço rosa, símbolo da
campanha. Também foram entregues folhetos e cartilhas informativas sobre como
fazer ao autoexame, a importância do diagnostico precoce, dicas para manter uma
vida saudável e evitar o surgimento de doenças, inclusive o câncer, bem como
uma lista de clínicas e centros de referência para tratamento e diagnóstico.
Para Daniela Faria, além de chamar a atenção para o câncer
de mama, com ênfase no diagnóstico precoce, ela frisa que também é o momento de
alertar para os cuidados com a saúde, informando às mulheres para [a importância ir regularmente ao médico
e fazer exames cruciais como preventivo, as ultrassonografias mamarias e
uterinas, dentre outros que permitem a detecção de enfermidades de ocorrência
em mulheres].
De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Marcelo
Nilo (PSL), [as meninas] como carinhosamente chamou as funcionárias da Casa, [devem
se cuidar e serem cuidadas]. O presidente afirma que o objetivo central desta
ação, que acontece anualmente, é transformar [as nossas meninas] em
multiplicadores para que passem o conhecimento para filhas, amigas, criando uma
rede de combate ao câncer].
Grasilele Mascarenhas, assessora parlamentar, que vem se
tratando de um câncer de útero, pontua que a campanha é um gatilho para o cuidado
com a saúde. Segundo ela, [a maioria das mulheres negligenciam a saúde, por
conta da rotina de trabalho, dentre outras atribuições. Tal negligência
acarreta em problemas sérios, principalmente, quando se trata de tratamento e
diagnóstico].
Durante o café da manhã, integrantes da Liga Acadêmica de
Oncologia da Universidade Federal da Bahia esteve presente esclarecendo mitos e
verdades sobre o câncer de mama. A equipe do departamento de Serviço Social e
Médico da Casa, estará à disposição ao longo do mês para melhor esclarecer as
funcionárias.
RECCICLALBA
Também durante a ação de prevenção e combate ao câncer de
mama foi lançada a Reciclalba. Com o lema [Mas vale um copo na sua mesa do que
mil na natureza], a campanha propõe reduzir o consumo de copos descartáveis na
Casa e gradativamente transformar os hábitos dos servidores, transformando a
Assembleia em um órgão sustentável. Na ação mista, foram distribuídos copos
para incentivar a redução do consumo dos descartáveis. (Ascom).
Foto: Ascom