A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Assembleia
Legislativa da Bahia inaugura nesta terça-feira (22) o novo sistema de gestão
de gabinetes em meio digital. Destinado a assessores de deputados autorizados a
fazer movimentação de pessoal, o sistema, que já funciona em caráter de
avaliação desde o mês de novembro, será formalmente lançado na Escola do
Legislativo, às 14h, na abertura do curso a ser ministrado a servidores
indicados pelos novos parlamentares que ingressarão no próximo mandato.
[A gente está dando um grande passo na direção da
modernização dos procedimentos do RH (Recursos Humanos), da prestação de
serviços aos deputados e servidores. E a intenção é que, até o final de 2019,
todos os serviços que o RH presta ao servidor e ao deputado estejam em sistema,
através do portal do RH. Não será mais necessário o funcionário vir ao RH para
solicitar serviços como solicitação de férias, certidões e pedido de licença-prêmio.
Isso irá eliminar papel e processos físicos], explicou o superintendente de
Recursos Humanos da ALBA, Francisco Raposo. O sistema, além de ecologicamente
correto, reduz custos com a diminuição da emissão de papel e tinta.
Ele destaca que o sistema de gestão de gabinetes [foi 100
por cento produzido pelo pessoal do RH] e que, até final deste ano, também será
entregue [o aperfeiçoamento da frequência eletrônica, que será digital,
atendendo à exigência do Ministério Público do Trabalho e em adequação ao e-Social].
Segundo Cláudio Santana, gerente de Pessoal, a maioria dos
gabinetes já faz uso do sistema. [Eles têm enviado todas as movimentações de
pessoal de uma maneira muito tranquila e mais ágil]. De acordo com o assessor
técnico Vito Miguez Machado, que também integra a equipe responsável pelo
sistema, mais de 90 por cento das movimentações de pessoal em gabinetes
ocorridas em janeiro já foram realizadas através do meio digital e ajustes
necessários ao sistema foram feitos durante o período de teste.
[É mais uma etapa do processo de modernização da SRH. Hoje,
a gente ainda tem um volume muito grande de papel que tramita aqui e também nos
gabinetes. Diariamente recebemos inúmeras CIs (Comunicações Internas)
solicitando movimentações, seja de exoneração, alteração de nível ou nomeação
de servidores. Diante dessa movimentação tão grande, surgiu a ideia de
desenvolvermos um sistema que pudesse facilitar esse processo], explicou
Cláudio Santana.
Segundo ele, a ideia nasceu da experiência positiva de um
sistema similar existente na Assembleia Legislativa de Goiás, para onde uma
equipe da SRH viajou com o intuito de estudar o funcionamento e trazer
informações. A partir daí, o analista de sistema do SRH Fábio Batista Menezes
ficou responsável pelo desenvolvimento do projeto, produzido de acordo com as
demandas específicas do Legislativo baiano.
MODERNIZAÇÃO
Se antes, para fazer uma movimentação de pessoal em seu
gabinete, o parlamentar teria que fazer uma solicitação através de CI por ele
assinada, que ainda tinha que ter anuência da Presidência da Casa, para ser
enviada à SRH, agora encontrará a facilidade de um sistema que dispensará
papéis e será uma via direta com a Superintendência.
[O caminho era longo, mas agora o processo será todo
agilizado. O gabinete vai ter imediatamente a informação de todos os seus
servidores, de quem ele vai querer substituir, e terá a liberdade de
substituí-los instantaneamente. Isso dinamiza todo um processo em questão de
minutos], explica a técnica legislativa Bernadete Martins Aguiar, que também
faz parte da equipe.
Com relação à segurança, Fábio Batista, que será o
responsável por ministrar o curso desta terça-feira, para a qual elaborou uma
cartilha com o passo a passo, explica que o sistema é criptografado, o que garante
a segurança dos dados acessados pelos gabinetes.
[O deputado designa um servidor ou mais de um para acessar o
sistema, e eles recebem uma senha criptografada. Além disso, todos os dados do
gabinete passam por uma portaria. Quando o deputado pede a nomeação de um
servidor, essa nomeação é processada e analisada pelos técnicos do RH antes de
ser publicada], explicou o desenvolvedor do sistema.
PRATICIDADE
Algumas situações que antes tornavam a movimentação de
pessoal complexa deixam agora de ser problema com o sistema de gestão de
gabinetes. [O deputado, no exercício do mandato, precisa viajar até as suas
bases e, algumas vezes, nessas ocasiões, ele quer fazer uma movimentação no
gabinete. Nós temos prazo por conta da folha de pagamento e, se ele não estava
presente, não tinha como assinar a CI e enviar], disse Claudio Santana.
Ele também ressaltou que o deputado precisa saber como está
estruturado o seu gabinete, para decidir que tipo de alteração ele pode
realizar. [Hoje, ele pode fazer isso com muito mais facilidade. Na realidade
anterior, era preciso que um assessor viesse ao RH para solicitar a impressão
dessas informações, para poder levar. E isso demanda tempo. Numa vida tão
corrida que eles (deputados) têm no exercício do mandato, nós sabemos que isso
vai facilitar bastante]. Outro ponto em destaque é que, caso haja algum
problema em relação a alguma substituição que o deputado fizer no seu gabinete,
ele também terá essa informação imediatamente, para tomar a devida providência.
(Ascom).
Foto: Agencia Alba