O presidente da Salvador Bahia Airport, Júlio Ribas,
garantiu nesta quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa que as obras de
ampliação e reestruturação do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães
ficam prontas até o final de outubro. Segundo o dirigente da empresa que
administra o terminal aéreo, após um investimento de R$700 milhões, a cidade
terá um equipamento moderno e em condições de atender aos usuários da terceira
maior capital do país.
A informação foi dada durante audiência pública conjunta da
Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho e da Comissão de
Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico e Turismo, quando Ribas apresentou
um relatório completo sobre o cronograma das obras, os prazos para a execução
das reformas e o planejamento de todo o projeto de expansão.
O deputado Tiago Correia (PSDB), presidente do Colegiado de
Defesa do Consumidor, faz uma avaliação positiva da explanação, “já que a
direção da concessionária mostrou a real dimensão do que vem sendo realizado,
mas frisou que é preciso avançar ainda mais na construção de políticas públicas
que beneficiem todos os segmentos envolvidos”.
O socialdemocrata entende que o aeroporto estava sucateado,
sem os cuidados devidos, e que – por falta de uma atuação mais agressiva – perdeu recentemente a operação de vôos para Recife e Fortaleza, prejudicando a
Bahia. Correia pretende formar uma comissão de parlamentares para visitar o
aeroporto depois da Semana Santa, na segunda quinzena de abril, quando o grupo
francês Vinci Airport, que opera outros 45 aeroportos no mundo, vai entregar
uma nova etapa das obras.
Pedro Tavares (DEM), presidente da Comissão da
Infraestrutura, afirmou que o equipamento “é a porta de entrada para a Bahia e
que havia a necessidade de uma ampla reforma”. Segundo o deputado, a reunião
foi importante porque a empresa falou sobre os prazos de entrega e esclareceu
como vai promover a melhoria dos serviços para o público em geral.
“Todo mundo paga, é um serviço que não é barato, e quem paga
por um serviço, quer um serviço de qualidade. O nosso objetivo é esse, poder
contribuir para que a administradora do aeroporto ofereça um bom atendimento”,
pondera o democrata.
RELATÓRIO
Com fotos ilustrativas do antes e depois, o presidente da
Salvador Bahia Airport informou que 60% das obras previstas para o Aeroporto de
Salvador estão concluídas. Júlio Ribas explicou que passou a operar aqui no dia
2 de janeiro de 2018 e fez questão de elencar as condições encontradas quando
assumiram a administração.
Quando novembro chegar – garante o dirigente – todas as
obras serão concluídas e apresentadas à Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac), órgão que regula o setor. O conjunto de ações no aeroporto inclui a
construção de uma pista auxiliar, um novo píer com seis novas pontes de
embarque, conector, ampliação do terminal existente e a expansão do sistema de
manuseio de bagagem, com três novas esteiras, nove escadas rolantes e 11
elevadores.
Pelo contrato, a empresa também se compromete a fazer outras
melhorias, como a reforma de sete sanitários, a ampliação da praça de
alimentação, novos refeitórios para a comunidade aeroportuária, nova estação de
tratamento de efluentes e uma nova subestação de energia elétrica.
Os parlamentares presentes à audiência pública fizeram
questionamentos sobre o andamento das obras. Júnior Muniz (PP) não ouviu menção
sobre o aumento do número de vagas nos estacionamentos e manifestou-se
preocupado com o problema no futuro, ?quando deveremos ter mais veículos
circulando na cidade?. Foi informado que atualmente, nos diferentes pisos, são
disponibilizadas 2.400 vagas, avaliadas como suficientes para atender à
demanda.
Jacó Lula (PT) elogiou a apresentação do dirigente e
perguntou sobre as medidas compensatórias que a empresa projetou para os
moradores das regiões próximas ao aeroporto. O parlamentar também pediu que
toda essa modernização melhorasse a vida dos funcionários ?que deveriam ter
creche para seus filhos, boa alimentação e estacionamento gratuito?.
Já Marcelo Veiga (PSB) acentuou que a capital tem um enorme
potencial turístico, sendo fundamental que “o aeroporto seja um bonito
cartão-postal da cidade”. O parlamentar destacou um problema que muitas pessoas
reclamam: o rigor com que o motorista sofre ao parar por alguns minutos naquela
região, para simplesmente pegar um parente, o que muitas vezes gera multa para
o consumidor.
A integração com o Metrô e a posição da concessionária sobre
a aviação regional foram questionadas pelo deputado Vitor Bonfim (PR). O
parlamentar quis saber sobre os investimentos feitos com a Saltur (Empresa de
Turismo de Salvador) no sentido de ?trazer mais visibilidade à imagem da Bahia,
tanto no Brasil quanto no exterior?.
A partir de novembro, após as obras de modernização, o
Aeroporto de Salvador poderá quase duplicar a sua capacidade de demanda,
passando dos atuais 8,6 milhões para 15 milhões de passageiros por ano. Hoje,
em média, 24 mil pessoas passam diariamente pelo terminal da capital baiana.
(Agencia Alba)