O vice-governador João Leão, secretário estadual de
Desenvolvimento Econômico, virá à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) tirar
as dúvidas dos deputados sobre a Ponte Salvador-Itaparica, cujas obras integram
o Sistema Viário Oeste e estão previstas para começar em janeiro de 2021. O
deputado Antonio Henrique Jr. (PP), presidente da Comissão Especial do Complexo
Intermodal da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste, informou, na manhã
desta quarta-feira (25), que o encontro já está combinado com Leão, faltando
agora só definir a data.
O vice-governador deve vir acompanhado dos secretários
estaduais de Infraestrutura e da Casa Civil, Marcus Cavalcanti e Bruno Dauster,
respectivamente. A audiência será conjunta, incluindo a de Infraestrutura,
Desenvolvimento Econômico e Turismo, presidida pelo deputado Pedro Tavares
(DEM).
Presente na sessão da Comissão da Fiol, Tavares ouviu o
apelo do deputado Eduardo Salles (PP) para que ajude a destravar questões
pendentes entre o governo e a prefeitura de Salvador para o início do
empreendimento. O pepista observou que já foram realizadas mais de 100
audiências públicas para debater questões urbanísticas e ambientais
relacionadas à ponte.
Eduardo Salles esteve na audiência pública da Câmara de
Vereadores de Salvador, terça-feira (24), quando João Leão tratou da ponte.
?Vereadores, como Paulo Magalhães (DEM), se colocaram à disposição para
construir essa ponte entre o governo e a prefeitura e conseguir realizar esse
sonho que é de toda população baiana?, afirmou Salles, pedindo que Pedro
Tavares faça o mesmo na Assembleia Legislativa.
Para o deputado Zé Raimundo (PT), o empreendimento vai
marcar o início do Século XXI na capital baiana. Ele explicou que Salvador deu
um grande salto urbanístico, no final da década de 60 e começo de 70, com a
construção das chamadas avenidas de Vale, do Centro Administrativo e outros
empreendimentos que mudaram o eixo de crescimento da cidade. ?Agora, com a ponte,
e a atenção, que tanto o governo como a prefeitura estão dando ao centro
antigo, a expectativa é que essa região seja revitalizada?, acredita o petista.
O início da construção da ponte que vai ligar Salvador a
Ilha de Itaparica está previsto para janeiro de 2021. Antes, em novembro deste
ano, será realizado o leilão que vai definir qual empresa vai realizar a obra.
As interessadas são chinesas, italianas, espanholas e francesas. A que vencer
terá até dezembro de 2020 para apresentar as licenças necessárias para a
execução da obra, que terá quatro anos de duração. A estimativa é que a ponte
entre em funcionamento em 2025.
A travessia da ponte terá pedágio. Os motoristas de carro
terão que pagar R$ 45 e os de moto, R$ 22,50. O preço cai pela metade se for um
bate e volta, ou seja, se o retorno for em até 24h. Ônibus com ar-condicionado
vão levar passageiros de uma ponta a outra da ponte. As passagens vão custar R$
5. Já os caminhões leves terão que pagar R$ 70 e os pesados, R$ 110. Segundo o
governo estadual, o valor foi definido com base em estudos técnicos. (Agencia Alba).
Foto: Divulgação/Agencia Alba