A deputada Maria del Carmen Lula
(PT) quer obrigar a concessionária que realiza o transporte hidroviário nos
terminais São Joaquim/Bom Despacho / São Joaquim, a divulgar o tempo estimado
de espera para o embarque de passageiros com e sem veículos. Projeto de lei
apresentado por ela na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com esse objetivo
prevê que a estimativa de tempo seja divulgada elo site da concessionária.
Ao justificar a medida, del
Carmen lembrou que a travessia São Joaquim/Bom Despacho é uma rota diária feita
por muitos que tem uma rotina dividida entre a capital baiana e a ilha de
Itaparica. Nos períodos de feriados prolongados e férias, como, por
exemplo, as férias de final de ano, acrescentou ela, o terminal chega à marca
de quase 600 mil pessoas transportadas e cerca de 90 mil veículos.
“O ferry-boat, é,
indiscutivelmente, um meio de transporte muito utilizado não somente pelos habitantes
de Salvador e Itaparica, mas, também, por milhares de turistas, visto que, é
uma opção para aqueles que pretendem descer o Estado sem utilizar a BR-324 ou
trechos da BR-101?, pontuou ela, explicando que o serviço conta com sete
embarcações. “Entretanto, nem todas podem operar simultaneamente, o que
acarreta em grandes filas de espera durante o período com grande fluxo de
pessoas”, constatou.
De acordo com Maria del Carmen, a
proposta legislativa busca, de alguma forma, ajudar aqueles que necessitam do
serviço e informá-los sobre o tempo de espera para conseguir realizar o
transporte hidroviário. “A divulgação, em tempo real, das filas de
espera, auxiliará os usuários do serviço a saber se é ou não um bom momento
para embarcar e, para aqueles que vão viajar para o interior do Estado,
pretendendo utilizar o serviço, auxiliará a tomar a melhor decisão para chegar
mais rápido ao seu destino, optando entre utilizar a BR-324 ou realizar a
travessia pela hidrovia”, observou ela, no documento.
Para aqueles que levam uma vida
conciliando trabalho e estudos entre Salvador e Itaparica, acredita a deputada
petista, a medida será de grande valor, pois permitirá uma melhor organização
de horários sem surpresas desagradáveis e grandes filas de espera inesperadas. (Agencia Alba).
Foto: Divulgação/Agencia Alba