Ao se demitir do Ministério da Justiça, o ex-juiz Sergio
Moro disparou em popularidade nas redes sociais e se aproximou do desempenho
obtido por Jair Bolsonaro (sem partido), segundo um ranking da consultoria de
dados Quaest que analisa o alcance digital de líderes políticos nacionais. As
informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Com a saída de seu auxiliar, o presidente viu despencar seu
índice no monitoramento. Bolsonaro é o primeiro colocado no levantamento desde
que ele foi criado pela empresa, em janeiro de 2019.
A repercussão da demissão também causou uma rara perda de
seguidores pelo presidente, enquanto seu ex-ministro registrou ganho.
O chamado IPD (Índice de Popularidade Digital), com
pontuação que varia de 0 a 100, é medido a partir de dados de Twitter, Facebook
e Instagram, além de YouTube, Google e Wikipédia. A classificação era mensal e
passou a ser diária em março deste ano.
Na sexta-feira (24), data em que anunciou sua saída do
cargo, Moro alcançou 52,1 pontos (acima dos 30,7 que teve no dia anterior),
enquanto Bolsonaro registrou 75,8 (abaixo dos 82,9 de quinta-feira). A
diferença entre os índices de ambos na sexta foi de 23,7 pontos.
A tendência de alta do ex-ministro e de queda do presidente
continuou no sábado (25), com uma aproximação ainda maior de ambos. Moro chegou
a 55,3, enquanto Bolsonaro caiu para 70,3 – uma diferença de 15 pontos. (bahia.ba).
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