A sondagem do Sistema Rodoviário
Ponte Salvador-Itaparica entrou na etapa de águas profundas nesta quarta-feira
(3), quando foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60
metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. O serviço começou do lado de
Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.
Nesta fase, está sendo utilizada
uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento e área de convés de,
aproximadamente, dois mil metros quadrados. Montado sobre a balsa está um
equipamento de perfuração que veio da China exclusivamente para execução da
sondagem da ponte e que marca o início do intercâmbio tecnológico Brasil-China
proporcionado através desse projeto.
Este tipo de perfuratriz é uma
novidade que possui a tecnologia chamada de “Sistema de Compensação de Ondas”.
Esse sistema é fundamental para garantir a excelência dos resultados durante a
coleta do material. Assim, mesmo com os balanços em função das ondulações e
tempo chuvoso, que podem causar oscilações na balsa, a perfuratriz extratora
das amostras do solo fica sempre estabilizada. O sistema de compensação usa
sensores e mecanismos hidráulicos para ajustar ativamente a posição da
perfuratriz em resposta aos fatores externos. Isso é fundamental já que os
movimentos da balsa não podem interferir na coleta do solo marinho.
Em cima da balsa que atua em
águas profundas foram instalados também 15 contêineres. Eles passam a funcionar
como uma espécie de canteiro de obras avançado ao mar, com equipes de operação,
suporte técnico, administrativo e almoxarifado.
O CEO da Concessionária Ponte
Salvador-Itaparica, Claudio Villas Boas, comenta que todo o diferencial
tecnológico utilizado visa garantir a segurança e a excelência dos trabalhos. “Um dos grandes legados desse investimento que estamos fazendo é o intercâmbio
tecnológico gerado a partir das inovações chinesas que estamos trazendo para o
Brasil. Haverá uma troca de conhecimentos importante entre os profissionais
brasileiros e chineses que estão atuando em nosso projeto. Portanto, é nosso
compromisso incorporar tecnologias de ponta ao trabalho desenvolvido pela
Concessionária de modo a obter sempre os melhores resultados”.
Villas Boas também enfatiza que a
contratação de trabalhadores brasileiros e de empresas baianas é um dos focos
do qual o projeto não abre mão. Até o momento, 17 empresas baianas foram
contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em
função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.
NAVEGAÇÃO SEGURA
Na etapa de sondagem em águas
profundas, outra tecnologia garante a segurança e a comunicação entre
embarcações e balsas: o Sistema de Identificação Automática. Utilizado no
tráfego marítimo, ele identifica e localiza embarcações por meio da troca
eletrônica de dados com outras embarcações próximas e estações-base. Ele é
capaz de fornecer informações como posição, velocidade, direção e outros
detalhes de navegação, atualizados constantemente. Ainda em atendimento aos
requisitos da Marinha do Brasil, as embarcações utilizadas na sondagem também
estão devidamente sinalizadas com luzes para indicar a sua área de atuação. Com
o objetivo de orientar a comunidade marítima local, a Marinha emite avisos aos
navegantes antes da movimentação das embarcações e dos equipamentos envolvidos
na sondagem.
SONDAGEM
A etapa de sondagem envolve a
obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os
pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Em seguida, o material coletado passará
pela análise de laboratórios especializados para a preparação de relatórios
minuciosos com dados sobre as características do solo. Esta fase foi iniciada
com as operações terrestres em 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz.
Paralelamente aos trabalhos em águas profundas, está em andamento também a
sondagem em águas rasas, até 10 metros de profundidade, que começou no dia 11
de junho com uma plataforma estilo Jackup.
MUITO MAIS QUE UMA PONTE
O Sistema Rodoviário Ponte
Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai
impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão
contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. Esse grande investimento
vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos
empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e
mercado imobiliário. O novo sistema irá também impulsionar de maneira
sustentável o turismo na Bahia já que a distância entre Salvador e importantes
zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de
100 km.
Além da ponte com 12.4 km sobre o
mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em
Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a
região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois
novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa. Já em Vera Cruz, o
fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa
com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as
proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da
BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área
de atuação da Concessionária.
Esse novo investimento de
aproximadamente R$ 9 bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP)
entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos
que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura.
São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China
Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de
2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e
manutenção do equipamento. (Secom).
Foto:Kiko Silva/GOVBAA