Segunda balsa entra em operação e reforça sondagem da Ponte Salvador-Itaparica

Uma nova balsa de grande porte
chegou à Baía de Todos-os-Santos para reforçar a sondagem do Sistema Rodoviário
Ponte Salvador-Itaparica. A nova embarcação possui as mesmas grandes dimensões
da primeira balsa: 75 metros de comprimento e área de convés de,
aproximadamente, dois mil metros quadrados. As duas balsas contam com
perfuratriz com sistema de compensação de ondas que permite o trabalho no mar
mesmo em condições climáticas adversas. Com o desenrolar da sondagem, uma das
balsas ficará mais próxima de Salvador e a outra nas proximidades de Vera Cruz,
na Ilha de Itaparica.

 Ao mesmo tempo em que duas balsas seguem em
ação em águas profundas, está em andamento também a sondagem em águas rasas,
até 10 metros de profundidade, com uso de uma plataforma estilo Jackup. Elas
fazem parte de uma força-tarefa que está coletando amostras do fundo do mar em
102 pontos da Baía, onde serão erguidos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica.
A sondagem foi iniciada com as operações terrestres em janeiro deste ano, em
Vera Cruz. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos
diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que
representa um investimento de R$ 160 milhões.

PONTE SALVADOR-ITAPARICA: MUITO MAIS QUE UMA
PONTE

O Sistema Rodoviário Ponte
Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai
impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão
contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. Esse grande investimento
vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos
empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e
mercado imobiliário. O novo sistema irá também impulsionar de maneira
sustentável o turismo na Bahia já que a distância entre Salvador e importantes
zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de
100 km.

 Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior
da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera
Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e
Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que
ficarão paralelos aos da Via Expressa. Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos
oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que
será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos.
Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o
início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.

Esse novo investimento de aproximadamente R$ 9
bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia
e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os
maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China
Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications
Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece
uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.
(Luis Rodrigues ? Ascom).

Concessionária Ponte Salvador-Itaparica

Foto: Marcelo Maia/Ascom

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