Balcão Virtual da Sefaz-Ba encerra 2024 com mais de 130,8 mil atendimentos

O Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia
(Sefaz-Ba) alcançou em 2024 uma marca expressiva, totalizando 130.869
atendimentos realizados por videoconferência até o início de dezembro. A média
é de 500 atendimentos diários prestados de segunda a sexta, sempre no formato
on-line, com acesso pelo www.sefaz.ba.gov.br/balcao-virtual. Os números
confirmam a eficácia da plataforma como um canal digital que simplifica o
acesso aos serviços por parte dos contribuintes baianos, reforçando o compromisso
da Sefaz-Ba com a modernização e a acessibilidade nos serviços fiscais.

Entre os atendimentos realizados, a maior procura foi para o
Plantão Fiscal, que tira dúvidas sobre legislação e outros serviços: foram
16.988 contribuintes contemplados, o que corresponde a 13% do total. Em
seguida, ficaram as orientações sobre a Nota Fiscal Avulsa, com 14.525
atendimentos (11% do total). A emissão de Documento de Arrecadação Estadual
(DAE) somou 12.928 contribuintes atendidos, cerca de 10% do total. Já as
solicitações relacionadas ao Cadastro de Contribuinte do Imposto sobre
Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também responderam por cerca de 10%
do total, somando 12.832 atendimentos.

Outros serviços muito demandados em 2024 foram o parcelamento
de tributos, o atendimento relativo ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e
Doação (ITD), orientações sobre o Refis ICMS e consultas ao Conselho de Fazenda
Estadual (Consef).

Comentários deixados na aba de avaliação dos serviços aprovam
a eficácia da modalidade. “Recurso espetacular com um atendimento super
diferenciado! Deveria ser replicado para outros estados. Parabéns por essa
iniciativa!”, escreveu um contribuinte, após ser atendido pela equipe do
Balcão Virtual.

Para Wadja Barboza, gerente de Atendimento Presencial da
Sefaz, o Balcão Virtual é mais um avanço tecnológico da Fazenda estadual,
destinado a facilitar a vida do contribuinte baiano. “Esses resultados
refletem a confiança dos usuários no ambiente virtual da Sefaz, que se
consolidou ao longo do ano como uma solução ágil e eficiente, reduzindo a
necessidade de deslocamento até unidades de atendimento presencial e otimizando
o tempo dos contribuintes”, afirma.

Como acessar o Balcão

O atendimento pelo Balcão Virtual funciona de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados). Para ser atendido, basta
acessar www.sefaz.ba.gov.br/balcao-virtual, escolher o serviço e clicar em “continuar”.
Após pedido aceito, o contribuinte será encaminhado para atendimento. Para
acessar pelo celular ou tablet, é preciso baixar gratuitamente o Microsoft
Teams, onde acontece a videoconferência. O usuário precisa habilitar a câmera e
o microfone do aparelho. Caso o acesso seja feito pelo computador, não há
necessidade de baixar o app.

ASCOM/IMPRENSA/Sefaz-Ba

Foto: Sefaz

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