Jequié: CPI da Telefonia colhe depoimentos dos Jequieenses

Baixa cobertura de sinal, internet só de
madrugada, cobranças indevidas sem uma resposta adequada ao consumidor. Os
problemas que foram verificados nos cinco municípios baianos já visitados pela
CPI da telefonia da Assembleia Legislativa também foram encontrados na cidade
de Jequié, importante polo regional de desenvolvimento do Estado, visitado
ontem (22), pela Comissão.

A comitiva da CPI itinerante foi formada pelo
presidente da Comissão, Paulo Azi (DEM), e os membros do colegiado Leur Lomanto
Júnior (PMDB) e Euclides Fernandes (PDT) representantes da região no parlamento
baiano, além do assessor do Procon, José Carlos Sacramento e o promotor
Maurício Foltz Cavalcanti, representante do Ministério Público.

Durante toda dia de ontem (quinta) e manhã
de hoje (sexta) a van da CPI Itinerante ficou estacionada na Praça Ruy Barbosa,
ao lado da fonte luminosa, recolhendo o depoimento dos moradores jequieense. A
maioria das reclamações foi em relação aos serviços oferecidos pela OI.
Franklin Oliveira reclamou que comprou um chip da OI apenas para poder ter o
desconto em ligações entre operadoras e fez um plano de R$ 35,00.

Para sua surpresa, já recebeu duas contas
com valores acima de R$ 70,00 com a diferença indicada na fatura como
?utilização de serviços com terceiros?. Fanklin foi a loja da OI na cidade e o
gerente não soube dizer do que se tratava a cobrança e pediu um ?prazo?, que
não foi definido, par resolver a questão. ?Não quero mais essa linha e quero
que seja ressarcido o valor que paguei. Mas tenho medo de ter mais problemas na
hora de cancelar a linha?, disse Franklin, ressaltando que a CPI da Assembleia
traz alguma esperança que essa situação mude.

Durante a tarde, foi realizada uma audiência
pública na Câmara de Vereadores de Jequié, que foi presidida pelo vereador
Manoel Gomes, primeiro secretário do parlamento municipal. Ele agradeceu a CPI
pela escolha de Jequié como uma das cidades visitadas pela Comissão e reiterou
que a condição da telefonia no município é lamentável. ?É uma situação que está
comprometendo o desenvolvimento do município?, disse Gomes.

A palavra foi franqueada para os membros da
CPI e o presidente Paulo Azi explicou que a investigação surgiu da necessidade
de responder à sociedade o grande volume de queixas do setor. ?Nosso objetivo é
entender quais são os motivos que levam os serviços de telefonia e internet a
serem os campeões de reclamações de consumidores?, disse o presidente.

Leur Lomanto lembrou que 12 estados
brasileiros fizeram ou estão fazendo investigações semelhantes as que estão
acontecendo na Bahia com resultados importantes para os consumidores. ?Temos a
obrigação de apresentar no final dos trabalhos um relatório que revele as reais
condições da telefonia na Bahia. Não é justo que a população continue pagando
por serviços que ela não recebe?, disse o deputado.

Já Euclides Fernandes salientou que a
insatisfação popular tem sido explicitada em diversas manifestações em todo país,
e que os problemas não estão ligados apenas a saúde, educação e transporte que
são diretamente ligados ao Estado. ?A população também quer respostas sobre os
serviços que estão sob concessão, como a telefonia e o nosso trabalho nessa
Comissão é apontar soluções para esse problema? afirmou.

O executivo da OI, José Lyra, disse que nos
últimos dois anos houve um grande crescimento de Jequié e consequentemente do
uso da telefonia celular e banda larga e afirmou que a empresa tem feitos
investimentos constantes para suprir essa demanda. Lyra informou que está
havendo uma mudança de tecnologia e equipamentos para implantação do sistema 3G
na cidade. ?Se somos os maiores queremos ter a melhor qualidade. É um desejo
nosso?, disse o executivo.

Participaram da audiência pública da CPI
Itinerante em Jequié os representantes da TIM, Luís Claúdio Fortes, Vivo, Mauro
Coquemala, OI, José Lyra e Claro, Ramon Alcântara. (Ascom)

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