Como o autoretrato ganhou projeção mundial, a Assembleia
Legislativa da Bahia seguiu a tendência e fez a sua selfie. Se repaginou para
marcar esse Novo Tempo. E as Novas Atitudes pontilham esta fase de renovação.
Presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD), acompanhado de toda Mesa
Diretora e dos líderes da maioria e minoria, fez a apresentação da nova marca
do Poder Legislativo baiano, na tarde de terça-feira (18), no auditório jornalista
Jorge Calmon, anexo Jutahy Magalhães, sede da Casa. 46 parlamentares
compareceram à solenidade.
O lançamento do novo conceito visual – que preserva a
pujança da instituição, representada pela bandeira e as cores do Estado -, foi
precedido por um balanço das principais ações dos primeiros 75 dias da gestão,
feito pelo próprio presidente. O ato contou com a participação de
superintendentes e diretores da Alba, órgãos de imprensa da capital,
jornalistas, Comitê de Imprensa da Casa e assessores de comunicação de
gabinetes.
Coronel abriu o evento salientando o dever de todo homem
público de prestar conta de suas realizações e elencou 17 itens que pautaram o
que tem sido chamado de os 75 dias que abalaram a Alba. O primeiro ponto
abordado foram as medidas de austeridade, com destaque para o corte de ponto de
parlamentares ausentes nas sessões deliberativas em plenário e comissões,
medida que já levou a uma economia de R$ 48 mil. Lembrou ainda o congelamento
na correção de 10 das verbas de gabinete, a renegociação de todos os
contratos, e a obrigatoriedade dos setores, incluindo o gabinete da
presidência, de reduzir em 15 as verbas de custeio.
Na questão segurança, falou que uma comissão já trabalha a
criação da Polícia Legislativa, dos cuidados com o patrimônio físico,
notadamente o prédio Luís Eduardo Magalhães, e da implantação de detectores de
metal para o acesso à Casa. Observou ainda a política de valorização salarial
que vem sendo implantada, que demandará maior envolvimento do servidor.
ESTIMULADOS
A vida pulsante que a Assembleia resgatou foi um dos
aspectos mais festejados pelo presidente. [A Casa voltou a legislar, em 70 dias
12 proposições oriundas dos parlamentares e do Executivo foram apreciadas; o
deputado voltou a ter estímulo para debater e aprovar temas de interesse dos
baianos]. O caráter democrático e participativo foi outro aspecto celebrado
pelo chefe do Legislativo, ao lembrar a criação do Colégio de Líderes e a devolução
ao presidente da Casa do [direito sagrado] de legislar.
Chamando de [ação pioneira das deputadas estaduais e das
mulheres dos parlamentares, incluindo a minha], Coronel enfatizou o programa
Assembleia de Carinho, que visa à adoção de medidas humanitárias em favor dos
baianos que mais precisam. Ele anunciou a primeira ação do programa, nesta
quarta-feira (19), no GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). Ainda como
atitude transformadora, ressalvou o convênio firmado com o Hospital Aristides
Maltez, depois de 20 anos. No fortalecimento à cultura, o presidente informou
os convênios assinados com a Fundação Pedro Calmon e o Instituto Histórico e
Geográfico da Bahia.
Presidente foi enfático ainda ao defender a independência e
a soberania que o Legislativo estadual conquistou com a nova gestão. [A Alba
não é uma extensão do Executivo, ela é sócia. Não podemos abrir mão da
independência. Como presidente, tenho que agir como magistrad]?. Classificando
de Alba livre, Coronel ainda celebrou a aprovação da Proposta de Emenda
Constitucional nº 150/2017, de autoria do deputado Adolfo Menezes (PSD) e
coautoria de Rosemberg Pinto (PT), que acabou com o instituto da reeleição para
presidente e demais integrantes da Mesa Diretora numa mesma legislatura.
NOVA MARCA
O publicitário Fernando Passos, da agência Engenho Novo, que
concebeu as peças publicitárias, foi o responsável por fazer a apresentação
técnica da campanha. Ele disse que se buscou criar uma marca forte, moderna e
simples que expresse o poder da Assembleia Legislativa. O slogan Novo Tempo,
Novas Atitudes, visa espelhar o momento que a Alba vive sob nova Mesa Diretora.
A marca busca dotar o Legislativo da Bahia de uma identidade
visual própria, como acontece com os poderes Executivo, Judiciário e outras
instituições públicas, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado (TCE),
Defensoria Pública, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios
(TCM), bem como Casas Legislativas de outras federações do país, como a Alerj
(Rio de Janeiro), Alesp (São Paulo). [O mais importante é que não é a marca de
uma gestão. É a marca do Legislativo, dos deputados e funcionários. A Alba é
uma só, é da Bahia e de todos os baianos], salientou Coronel.
Todos os integrantes da Mesa Diretora, além dos líderes Zé
Neto – PT (Maioria) e Leur Lomanto – PMDB (Minoria) compuseram a mesa da
solenidade e se pronunciaram. O petista elogiou as peças publicitárias e salientou
que na Bahia os poderes Legislativo e Executivo estão demonstrando para o país
como se fazer política.
O peemedebista observou que o presidente Coronel está
escrevendo o seu nome na história da Casa. Destacou o trabalho de renovação, as
medidas de austeridade. Todos os demais deputados que fizeram uso da palavra
elogiaram a forma republicana do presidente dirigir a Casa, em que as decisões
são colegiadas. Responsável pelo programa Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel
também fez elogios às peças de comunicação, reiterou as palavras dirigidas ao
presidente e exortou a todos da Alba a [atuar como uma família em defesa dos
baianos]. (Ascom)
FOTOS: VANER CASAES/SANDRA TRAVASSOS