“O Tempo Não Pára”: 10 anos do livro sobre a Rádio Sociedade de Feira

Obra de Itamar Ribeiro celebra a história da emissora e se mantém como referência acadêmica e cultural na Bahia e no Brasil

O escritor, professor acadêmico e jornalista Itamar Ribeiro celebra com alegria os dez anos de lançamento do livro “Rádio AM Sociedade de Feira – Primeira Digital do Sertão”. O autor, que há 24 anos integra o radiojornalismo da emissora, compartilha sua vivência e o amor pelo rádio, trabalhando ao lado dos colegas Paulo José (PJ), Danilo Freitas, Daise Santos e a equipe técnica no tradicional programa Jornal das Duas (J2), transmitido de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h.

Inspirado na canção de Cazuza, “O tempo não pára”, Itamar reflete:

“Não importa a interpretação, certo é que o tempo verdadeiramente não pára.”

Foi no dia 15 de outubro de 2015, ao cair da tarde e já entrando pela noite, que o autor autografou os primeiros exemplares da obra, composta por 156 páginas, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana (MAC).

O livro retrata a trajetória do rádio no mundo, no Brasil, na Bahia e, de modo especial, em Feira de Santana, destacando a importância histórica da Rádio Sociedade de Feira AM 970, a segunda emissora AM da Bahia. A publicação também aborda a migração para o FM, processo que culminou na criação da Rádio Sociedade News FM 102.1, que em setembro de 2025 completou 77 anos de fundação — desde o 7 de setembro de 1948 — e adotou o novo nome em 2018, consolidando sua presença no dial e na memória dos ouvintes.

A concretização dessa obra contou com o apoio do projeto ALBA Cultural, um programa editorial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que incentiva e valoriza a produção literária e cultural do estado. O projeto tem como objetivo promover o acesso à leitura e fortalecer a identidade cultural baiana, publicando obras de história, ensaios e coletâneas de autores locais.

Ao longo dos anos, o livro “Rádio AM Sociedade de Feira – Primeira Digital do Sertão” tem servido como referência acadêmica em trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de estudantes universitários e de ensino fundamental. O exemplar está disponível em diversas bibliotecas e instituições públicas do país, incluindo:

  • Assembleia Legislativa da Bahia
  • Assembleia Legislativa de Pernambuco
  • Assembleia Legislativa de São Paulo
  • Câmara dos Deputados
  • Senado Federal
  • Biblioteca Nacional – Brasília (DF)
  • Biblioteca do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty
  • Embaixada de Portugal – Brasília (DF)
  • Embaixada de Cabo Verde – Brasília (DF)
  • Tribunal de Justiça da Bahia
  • Sindicato dos Jornalistas da Bahia
  • Escola João Paulo I
  • Colégio Hélios
  • Faculdades Estácio de Sá, UNEF
  • Além de outras instituições, parlamentares e ouvintes da Rádio Sociedade News FM 102.1

Agradecimentos

O autor expressa sua gratidão à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, na pessoa do então presidente deputado Marcelo Nilo (2015), e à equipe da ALBA Cultural — editores Paulo Bina, Délio Pinheiro (in memoriam), assistentes editoriais Arlei Adriano e Alexsandro Mateus, além de Bira Paim (projeto gráfico e execução).

Agradecimentos também às professoras Maria Zélia (revisão), Patrícia Martins (sinopse), Lélia Fernandes (programação de lançamento), ao jornalista Gutemberg Cruz (prefácio), aos amigos Paulo Sérgio, Walkyria Fonseca (in memoriam), ao Cerimonial da ALBA, representado por Manuela e Rita, Melk Moreno (fotojornalismo) e ao eloquente mestre de cerimônia Renan Santana.

GALERIA DE IMAGENS

1 – Noite do lançamento pelo presidente da Alba deputado Marcelo Nilo (2015)

2 – Autografando livro para o presidente Marcelo Nilo

3 – Biblioteca Nacional-Basilia-DF

4 – Biblioteca do Itamaraty

5 – Embaixada de Cabo Verde

6 – Universidade de Brasilia

7- Jornalista Paulo Henrique Amorim

8 – Mensagem de gratidão da Biblioteca do Itamaraty

Fotos: Divulgação