Oposição Eleva o Tom na AL-BA Após Reunião com ACM Neto

Quebra de acordo, tensão em plenário e acusações de “arrogância”: governo reage e atribui movimento à pressão do ex-prefeito

Após a reunião do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) com deputados estaduais de oposição, realizada na segunda-feira (24), a Assembleia Legislativa da Bahia registrou na sessão desta quarta-feira (26) o primeiro reflexo direto do encontro. No início do pequeno expediente, o deputado Sandro Regis (UB) pediu verificação de quórum — gesto incomum e considerado quebra de acordo interno — travando a continuidade dos trabalhos. A movimentação gerou reação imediata da Mesa Diretora e do líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT).

Como o senhor avalia o pedido de verificação de quórum feito por Sandro Regis logo no início da sessão?

“Nós temos um acordo, desde que cheguei nesta Casa, de que verificação de quórum só deve ser pedida a partir das 15h30. Hoje, o deputado Sandro Regis pediu antes das 15h, logo na abertura da sessão, o que inviabilizou os trabalhos. Regimentalmente ele tem todo o direito, mas do ponto de vista do acordo, é uma quebra. Em 16 anos aqui, isso nunca aconteceu.”

Isso compromete votações futuras?
“Nada que atrapalhe. Temos maioria consolidada e vamos votar os projetos de interesse dos baianos e baianas. Os deputados costumam chegar às 15h30, horário em que tradicionalmente pode ser pedido verificação. Hoje também é quarta-feira, e a Casa geralmente vota às terças. Mas seguiremos o calendário proposto pela presidenta Ivana Bastos.”

A quebra do acordo tem relação com o cenário eleitoral e com ACM Neto?
“As informações que chegam aqui são de que houve, por parte do líder deles, o ex-prefeito de Salvador, uma cobrança para ter uma posição mais dura na Assembleia. Eu lamento que essa ‘posição mais dura’ seja justamente quebrar o quórum.

Do ACM Neto a gente espera tudo. A depreciação da sua participação na política é pela arrogância. Espero que meus colegas não adotem essa postura, porque é por isso que ele tem perdido as eleições.”

A imprensa noticiou a reunião da oposição com ACM Neto. Há reflexo direto?
“É o que se comenta na Casa. Publicaram até foto da reunião. Dizem que Neto elevou o tom e cobrou ações mais duras. Quero me solidarizar com os deputados, porque eles precisam ser respeitados. Na minha opinião, extrapolou a cordialidade.”

Sobre a pesquisa que aponta o governador atrás do pré-candidato ACM Neto, o que o senhor diz?
“Eles sempre ganham nas pesquisas e nós sempre ganhamos nas eleições. Antes do período eleitoral, eles lideram. No período da eleição, quem ganha somos nós.”

Soterópolis Noticias

Foto: Divulgação

Siga o Soteropolis Noticias no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Facebook e X.

Mais notícias sobre