Os 20 anos de atuação da Ouvidoria da Câmara de Salvador serão celebrados nesta quinta (10)

Atividade terá início às 9h, no Centro de Cultura, e vai promover a troca de experiência com ouvidores de outras instituições públicas

As duas décadas de atuação da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador serão celebradas com uma atividade especial nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, na Praça Thomé de Souza. “Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador – 20 anos a serviço do cidadão” é o nome do evento, que será conduzido pelo ouvidor-geral da Casa, vereador Hélio Ferreira (PCdoB).

O ouvidor da Câmara Hélio Ferreira destaca o apoio do presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB, para o trabalho da equipe. “Esse apoio é fundamental para nosso trabalho, pois, enquanto Ouvidoria pública, atuamos na promoção e fortalecimento da cidadania. Somos facilitadores do diálogo entre a população e a administração pública, permitindo que os próprios cidadãos se manifestem e contribuam para a melhoria da prestação dos serviços públicos”, pontua Hélio Ferreira. 

Além de relembrar projetos e ações que marcam os 20 anos, a atividade comemorativa também tem como objetivo reforçar a importância do trabalho junto à população soteropolitana e discutir os rumos de atuação, mediante troca de experiências com outros órgãos da administração pública. Além dos vereadores ouvidores que já estiveram à frente da Ouvidoria da Câmara, foram convidados ouvidores e técnicos de outras instituições públicas.

Palestra

Dentro da proposta de troca de experiências, a programação dos 20 anos da Ouvidoria da Câmara vai incluir a palestra “O papel das Ouvidorias no fortalecimento da participação social na gestão pública”, que será ministrada por Karla Meura, ouvidora-geral da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH) e ouvidora-adjunta da OAB-BA. A convidada é mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia.

Para a coordenadora técnica da Ouvidoria da Câmara, “esse será um momento para discutirmos como ampliar e aprimorar nossa atuação, incentivando a participação social no processo de gestão da cidade, uma vez que a Ouvidoria é um órgão de interlocução com a população, exercendo papel fundamental na mediação de conflitos entre o cidadão e o poder público”.
 
Programação dos 20 anos da Ouvidoria da Câmara:

►    9h30 – Apresentação do Grupo de Teatro da Polícia Militar 
►   10h – Composição da mesa e abertura do ouvidor-geral, vereador Hélio Ferreira
►    10h30 – Exibição do vídeo “Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador – 20 anos de história”
►    10h40 – Palestra “O papel das Ouvidorias no fortalecimento da participação social na gestão pública”, por Karla Meura, ouvidora-geral da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH); ouvidora-adjunta da OAB-BA
►    11h10 – Abertura para perguntas
►    11h30 – Homenagem ao presidente da Câmara de Salvador, vereador Carlos Muniz e aos ouvidores da Casa
►    12h – Encerramento

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Foto: Divulgação

Mais notícias sobre