Avaliação do seu governo também mostra equilíbrio positivo; confira números do levantamento
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece entre os gestores estaduais com avaliação positiva da população, segundo pesquisa do Instituto Atlas/Intel. O petista ocupa a 11ª posição no ranking nacional, com 51% de aprovação, índice que o mantém no grupo dos governadores aprovados pela maioria dos entrevistados.
De acordo com o levantamento, a desaprovação de Jerônimo é de 45%, enquanto a avaliação do seu governo também mostra equilíbrio positivo: 40% classificam a gestão como positiva, contra 38% que a avaliam de forma negativa. Os números indicam um cenário de estabilidade e respaldo relevante ao governador baiano no comparativo nacional.
No topo do ranking aparece o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 80% de aprovação e apenas 15% de desaprovação, liderando a lista de melhor avaliação entre os chefes dos Executivos estaduais.
Perfil dos entrevistados
A aprovação de Jerônimo é maior entre as mulheres, são 54,1% do público feminino contra 47,4% do masculino. Já a desaprovação é superior entre os homens, com 49,6%, contra 40,3% das entrevistadas. 3% dos entrevistados não souberam responder.
A aprovação do petista é também maior entre a população da terceira idade. Os entrevistados com idades entre 60 e 100 anos representam 69,5% dos que aprovam a gestão do governador. É também nessa faixa etária que há a menor desaprovação, com 26,8%. Já os mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos, são os que mais desaprovam o governo do baiano, com apenas 29,9% de aprovação, contra 66,2% de desaprovação.
A população com ensino superior tem uma maior taxa de aprovação, com 56,2%. Nesse nível educacional, a porcentagem de desaprovação é de 37,8%. Já os entrevistados que possuem ou estão no ensino médio representam o menor nível de aprovação, com 48,6%. A maior desaprovação vem dos que possuem apenas ensino fundamental, com 47,1%, segundo a pesquisa.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro e ouviu 200.980 pessoas em todos os estados brasileiros. A margem de erro varia entre um e quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. (Otávio Queiroz – bahia.ba).
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

