Presidente do Legislativo participa de homenagem ao secretário Adolpho Loyola

Ivana Bastos disse que o novo cidadão soteropolitano tem uma “maestria de articulação extraordinária”

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, participou, na noite desta quinta-feira (11), da sessão de outorga do Título de Cidadão Soteropolitano a Adolpho Henrique Almeida Loyola, secretário estadual de Relações Institucionais, nascido em Itanhém. A solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz, reuniu secretários estaduais, autoridades civis, parlamentares estaduais e federais, vereadores, lideranças políticas, parentes e amigos que lotaram o Plenário Cosme de Farias para a entrega do certificado ao gestor da Serin, uma iniciativa do vereador João Cláudio Bacelar (Podemos).

Integrante da mesa de honra, a chefe do Legislativo baiano destacou a atuação do homenageado à frente da pasta que tem por finalidade coordenar a política do Poder Executivo e de suas relações com os outros Poderes, com a sociedade civil e suas instituições. “Adolpho tem um jeito especial de lidar com as pessoas e sua contribuição é muito importante não só para Salvador, mas também para toda a Bahia. Parabenizo o secretário pela sua atuação e a nossa capital reconhece esse trabalho. Ele tem uma maestria de articulação extraordinária, precisávamos ter vários Adolphos Loyolas aqui na Bahia. Essa parceria entre o Legislativo e o Executivo é uma parceria sadia, de resultados muito positivos”, declarou.

Autor da proposição, o vereador João Cláudio Bacelar elogiou o homenageado pela habilidade na articulação política, exaltando o perfil conciliador e o fortalecimento do diálogo interinstitucional.

Ao lado da esposa, a jornalista Joana Vitória, e da mãe Neli, Adolpho Loyola recebeu, emocionado, a homenagem. No longo pronunciamento, destacou a importância da honraria, fez um balanço da trajetória e declarou seu amor pela esposa. Ele fez questão de saudar o professor, mestre e amigo Emiliano José.

Loyola agradeceu a oportunidade de contribuir, no Governo da Bahia, com o debate público sobre as desigualdades regionais e os desafios do desenvolvimento. “Digo, sem medo de errar: há uma Salvador antes e uma Salvador depois dos governos do PT na Bahia. E, acreditem, há ainda muito o que fazer por esta terra”, afirmou, acrescentando que é “feliz em poder ser acolhido pela cidade de Salvador e, neste plenário, celebrar um pacto de ainda mais cumplicidade com meus novos conterrâneos, minha nova cidade e com o meu antigo amor pela vida, pela política e pelo sonho de um mundo mais justo e igual. Obrigado, Salvador!”.

Marcaram presença na sessão especial os deputados estaduais Robinson Almeida (PT), Fátima Nunes (PT), Hassan (PP), Roberto Carlos (PV), Felipe Duarte (PP), Eduardo Salles (PP), Niltinho (PP), Fabíola Mansur (PSB), Cláudia Oliveira (PSD) e Maria del Carmen (PT). Os deputados federais João Carlos Bacelar, Paulo Magalhães, Félix Mendonça Filho e Pastor Sargento Isidório também participaram da homenagem. Compuseram a mesa, dentre outras autoridades, o vice-governador Geraldo Júnior; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marcus Presídio; o vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Nelson Pellegrino; o presidente da UPB, Wilson Cardoso e a presidente da UVB, Edilene Ferreira, além da vereadora Marta Rodrigues, irmã do governador da Bahia. (Agencia Alba).

Foto: Carlos Amilton/Ascom/Alba