A presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Fátima Nunes, participou da solenidade de posse da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na manhã desta quinta-feira (5). A concorrida cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, no Centro de Salvador. A posse administrativa foi realizada no último dia 2 de fevereiro.
A Mesa Diretora do Poder Judiciário para o biênio 2026/2028 é composta pelo presidente José Edivaldo Rocha Rotondano; pelo 1º vice-presidente Josevando Souza Andrade; pelo 2º vice-presidente Mário Albiani Júnior; pelo corregedor-geral da Justiça, Salomão Resedá; e pela corregedora-geral do Foro Extrajudicial, Pilar Célia Tobio de Claro.
Rotondano assume o cargo no lugar da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que concluiu seu mandato à frente da Corte estadual de Justiça. A presidente da ALBA em exercício, deputada Fátima Nunes, destacou a honra de participar da solenidade de posse do novo presidente do Judiciário baiano.
“É uma alegria muito grande estar aqui no Fórum Ruy Barbosa ao lado de grandes autoridades jurídicas do nosso país e da nossa Bahia. É uma honra prestigiar esse momento, mas também é uma grande responsabilidade. Sou uma baiana do sertão e do litoral, que luta sempre em busca da justiça social, do respeito à Constituição e às leis que regem o nosso Brasil, para que ele seja cada vez mais justo”, afirmou.
O governador Jerônimo Rodrigues foi uma das autoridades que prestigiaram a cerimônia de posse do presidente Rotondano. “A gente espera que o novo presidente possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Cynthia Resende, fortalecendo ainda mais o Judiciário baiano. Aqui, tive a honra de mais uma vez depositar flores na cripta de Ruy Barbosa, uma homenagem ao baiano que ajudou a constituir um Judiciário muito forte”, frisou.
Além da presidente Fátima Nunes, compareceram ao ato solene a deputada Cláudia Oliveira (PSD), o deputado Manuel Rocha (UB), a deputada licenciada e secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e estaduais, entre outras autoridades.
Ao deixar o comando do Judiciário baiano, a desembargadora Cynthia Resende afirmou sentir o dever cumprido após sua gestão à frente da Corte mais antiga das Américas. “A nossa gestão, em continuidade ao trabalho do ex-presidente Nilson Soares Castelo Branco, adotou como norte o restabelecimento da pujança desta Corte. Prezamos pela valorização da cidadania, pela paz social, igualdade e Justiça”, relatou. Ela destacou ainda o compromisso com a produtividade, a transparência e a efetividade.
Segundo Cynthia Resende, a nova jornada será conduzida por um líder vocacionado, desejando à nova Mesa Diretora uma gestão exitosa. Natural do município baiano de Santa Inês, José Edivaldo Rocha Rotondano foi eleito para presidir o Judiciário baiano em sessão plenária realizada no dia 19 de novembro do ano passado.
PLANO DE GESTÃO
Em seu discurso, Rotondano agradeceu aos magistrados do TJ-BA pelo voto de confiança e afirmou que possui um plano de gestão para fazer da Corte baiana, se não a melhor, uma das melhores do país. “Estamos, pouco a pouco, retomando o protagonismo que o nosso Judiciário merece. Projetando o futuro, enxergo que minha missão não é superar, mas agregar ao trabalho desenvolvido pelos meus antecessores”, disse o magistrado, que também externou a alegria de conduzir os rumos do tribunal mais antigo das Américas.
“Trabalharei aguerridamente para não decepcionar cada um de vocês. Serei um soldado desse coletivo em prol da construção dessa nossa fortaleza”, discursou, dirigindo-se aos pares da Corte baiana, a quem classificou como seus sustentáculos.
O presidente recém-empossado afirmou ser servidor público por vocação e disse se sentir realizado cuidando de pessoas. Nesse sentido, enalteceu a parceria do Judiciário com os poderes Executivo e Legislativo no estado. “Nosso compromisso é o mesmo: cuidar da nossa gente”, afirmou.
Ao saudar a deputada Fátima Nunes, que representou o Parlamento baiano, Rotondano destacou que a ALBA vive um momento histórico ao ter, pela primeira vez, uma mulher — a deputada Ivana Bastos — na Presidência.
Entre as autoridades que integraram a mesa de honra, além da presidente em exercício da ALBA e do governador da Bahia, estiveram os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, os senadores Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), entre outros representantes de órgãos do Estado da Bahia.

