“A SERVIÇO DA RELIGIÃO E DA PÁTRIA”
A Radio Sociedade de Feira de Santana – AM – 970, hoje (7/9), com nova nomenclatura, Radio Sociedade News – 102.1 completou 77 anos de fundação, nesse 7 de setembro 2025.
Fundada em 7 de setembro de 1948, a partir da iniciativa, do comerciante Pedro Matos, nascia a Rádio Sociedade de Feira de Santana, com o prefixo ZYH – 451, operando em 970KHz, é a segunda emissora em Amplitude Modulada da Bahia (AM) e a primeira do interior. Em 1960, o Frei Hermenegildo de Castorano (italiano), tinha um programa religioso, na emissora, às terças-feiras, às 18h, daí então, veio o desejo de adquirir a emissora e o negócio foi realizado com o comerciante Pedro Matos. Os anos se passaram e o primeiro veículo, de radiodifusão do interior do Estado, a rádio Sociedade de Feira de Santana-AM, não parou. Os Frades Capuchinhos correram contra o tempo, em inovar os equipamentos tecnológicos, para que o ouvinte, tenha boa receptividade, transferiu (migrou) para a faixa de Frequência Modulada – FM (a faixa FM oferece um som mais estável e limpo), mantendo o padrão comercial, com uma diversidade em sua programação (radiojornalismo, esporte, entretenimento, religioso, música, hora certa e outros), obedecendo ao seu princípio “a Serviço da Religião e da Pátria”.
Como integrante da emissora há 24 anos no radiojornalismo (Itamar), tive o privilégio, de materializar um pouco, da história da emissora Radio Sociedade de Feira – AM, posteriormente Radio Sociedade News – 102,1. Por ela passaram vários Superintendentes, Frei Ambrósio Bezerra Lobo, Frei Cal, Frei Monteiro, Frei Aureliano, Frei Orlando, saudoso Frei Rutivalter e tantos outros e hoje, a Superintendência está a cargo do Frei Jorge Rocha; a emissora integra a Fundação Santo Antonio – Ordem dos Capuchinhos. Na manhã de hoje (7), foi celebrada uma missa, no templo de Santo Antonio (Capuchinhos), sobre a presidência do Frei Jorge Rocha e contou com a presença de jornalistas, radialistas, e demais colaboradores. (Itamar Ribeiro).
Foto: Divulgação

Imagem: Lucas Ribeiro