Reformas nas instalações da Assembleia começam na próxima segunda-feira

Diretor administrativo da ALBA, Djalma Abreu afirma que as obras atuais se somam às benfeitorias já realizadas na Casa

Começa na segunda-feira (15) um conjunto de reformas nas instalações da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), prosseguindo com as intervenções propostas na gestão da presidente Ivana Bastos para conservação e melhoramento dos prédios e readequação da estrutura administrativa da Casa.

De acordo com o diretor administrativo da ALBA, Djalma Abreu, as obras somam-se às benfeitorias já realizadas no plenário, nas salas das comissões temáticas, nos auditórios e em departamentos, durante o recesso parlamentar, no mês de julho. Ele adianta que as melhorias não param por aí, com a abertura de outras licitações. A cereja do bolo será a realização de um novo paisagismo, além de um projeto de iluminação cênica. O desejo da presidente Ivana Bastos é que a Casa do Povo possa ter um Natal das Luzes e seja vista como um cartão-postal da capital baiana.

As obras que começam na segunda-feira compreendem 28 intervenções nos três prédios que compõem o Parlamento baiano. Orçadas no valor de R$ 2,9 milhões, serão realizadas pela empresa G2, aprovada por licitação, e começam pela remodelação do espaço destinado à Assembleia de Carinho e do espaço onde será implantado o SAC ALBA, no local onde funciona atualmente a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Casa. O SAC oferecerá ao público geral três serviços: tirar o título de eleitor, renovação da carteira de identidade e da carteira de motorista.

Por sua vez, a Ascom receberá um novo ambiente, que também será reformado no 3º andar do prédio-sede, Palácio Luís Eduardo Magalhães, a partir do rearranjo dos espaços da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), da União dos Vice-prefeitos da Bahia (UVPB) e da Associação dos Ex-deputados da Bahia, que terão uma sala de reunião para atender as três instituições.

De acordo com Djalma Abreu, a presidente Ivana Bastos tem se debruçado, nos últimos meses, sobre a questão da readequação da estrutura administrativa da ALBA. “Ela vem se reunindo com os engenheiros e arquitetos, vendo a possibilidade de melhor adequar a estrutura, para atender melhor a Casa. Essa remodelagem que a presidente propõe possibilita a integração de todos os setores, para que a parte parlamentar, que é a atividade-fim nossa, e a parte administrativa fluam da melhor forma possível”, disse.

No prédio-sede, serão feitas mudanças na sala de licitação e, para possibilitar maior integração dos setores de segurança, também serão feitas intervenções nas salas da guarda-civil e da assistência militar, aproximando-as da central de inteligência, a ser implementada. “Essa sala de inteligência possibilitará um avanço muito grande de segurança para a Casa e também para quem vem à Casa. Com a implantação do SAC, este ano, o fluxo de pessoas aqui, de 1.200 pessoas por dia, em média, tende a aumentar”, explicou.

No edifício anexo Senador Jutahy Magalhães, serão feitas a revisão das instalações hidrossanitárias e dos forros dos banheiros masculinos, a revisão dos telhados e das calhas da cobertura, a troca de pisos de 12 banheiros e a impermeabilização da fachada interna.

Nos prédios Deputado Nelson David Ribeiro e Deputado Wilson Lins, que integram o complexo de edifícios anexos Barbosa Romeu, serão feitos reparos no telhado, impermeabilização da laje da recepção, troca de iluminação da recepção, pintura das fachadas frontal e interna, reforma do corpo da guarda, reforma dos sanitários do térreo e reforma do salão da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Assalba). Além disso, uma outra licitação foi aberta para obras de climatização do complexo.

Serão, ainda, realizadas impermeabilização da cobertura, revisão da drenagem das varandas, manutenção da escultura da pirâmide, troca de luminária e fechamento do forro no subsolo 2, impermeabilização do reservatório, realização de chapins nas varandas, colocação de letreiros de identificação e troca do guarda-corpo da escada do subsolo 1 para o 2. Na área externa, serão feitas demarcações de vagas de estacionamento.

OBRAS REALIZADAS

Em julho, durante o recesso parlamentar, o Departamento de Serviços Auxiliares (DSA) realizou reformas no Plenário, com a colocação de painéis ripados acústicos, a recuperação de pontos de cupim e de pontos de solda danificados em objetos de arte. O ambiente também recebeu uma nova iluminação, e foi feita restauração do piso e instalação de papel de parede na sala do cafezinho.

Já as salas das comissões temáticas da ALBA receberam nova iluminação e tiveram as instalações elétricas e de rede recuperadas. Também foi feita a recuperação das bancadas e reposicionaram as TVs. Além disso, a pedido dos deputados, foram instalados no Plenário e nas salas das comissões, segundo o gerente do DSA, Rafael Brito, mais de 100 pontos de carregamento de celulares.

No Salão Nobre, realizaram a substituição do carpete, foram substituídas as cortinas e instaladas novas películas de controle solar na vidraçaria. No local, também colocaram papéis de parede e refizeram o paisagismo. Como resultado das reformas, reinauguraram a galeria das ex-deputadas.

No Auditório Jornalista Jorge Calmon, que fica no edifício anexo Senador Jutahy Magalhães, foi resolvido problemas de vazamento, foi colocado papel de parede e feito o novo layout do acesso. Vale frisar que está programada ainda para este semestre a troca do carpete no Plenarinho e no auditório Jornalista Jorge Calmon.

MANUTENÇÃO

De acordo com o gerente do DSA, Rafael Brito, a presidente Ivana Bastos tem exigido melhores práticas e procedimentos nos serviços de conservação e manutenção da Casa. “Ela nos cobra muito uma casa humanizada, limpa, com mudanças que sejam realmente a cara da administração dela”, disse.

A jardinagem, a limpeza das salas e dos corredores dos prédios e a manutenção dos equipamentos foram reforçadas. Também foi contratada uma nova empresa fornecedora de materiais de limpeza, que trabalha com material de melhor qualidade.

Segundo o coordenador de manutenção do DSA, Gustavo Duran, um estudo foi elaborado para detectar a rotatividade nos banheiros e redefinir a escala de limpeza, aumentando a frequência para a cada 30 minutos nos equipamentos mais movimentados, como o que fica na saída do refeitório e o que está próximo ao banco. (Agencia Alba).

Foto: Ascom/Agencia Alba