Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (23), o deputado Diego Castro (PL) saiu em defesa, do ex-presidente Jair Bolsonaro e fez comentários, sobre as manifestações populares, realizadas no último domingo (21). Durante sua fala, o parlamentar também fez referência a mulheres e chegou a citar nominalmente colega da Casa, o que gerou reações imediatas entre os deputados presentes.

Deputado Diego Castro usando a tribuna
Na sequência, o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), pediu a palavra para fazer reparações, quanto à forma que Castro citou, o nome da colega deputada Olivia Santana (PCdoB) que foi mencionada. Rosemberg destacou, que o debate político, deve ser feito em alto nível, sem ataques pessoais, sobretudo contra mulheres, que historicamente, já enfrentam maiores dificuldades, para ocupar espaços de poder. O petista defendeu o respeito, entre os parlamentares e ressaltou que a divergência de ideias, deve ocorrer dentro dos limites democráticos e com a valorização da representação feminina na política. O líder da oposição deputado Tiago Correa (PSDB), se manifestou e orientou seus liderados a não citar nomes de colegas em seus pronunciamentos.
Assim, a sessão refletiu mais uma vez as tensões entre governo e oposição no Legislativo baiano, mas também evidenciou a necessidade, de preservar a ética e o respeito no ambiente parlamentar. Rosemberg reforçou, que o espaço democrático da Assembleia é para o confronto de ideias e não para a desqualificação de colegas. (SN).
Foto: Divulgação SN