“Se ser conservador é preservar vidas, então somos”, diz pastor sobre polêmica no carnaval

Presidente da CEADES reage a figurino da Acadêmicos de Niterói e afirma que igreja e família seguem como “colunas morais” em meio à crise social

Por Itamar Ribeiro*

A polêmica envolvendo o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, na segunda-feira de carnaval (16), continua repercutindo entre líderes religiosos. O figurino que retratava  “Familia em Conserva”, reproduzido em uma lata com lacre, associados ao termo “CONSERVADORES”, durante homenagem ao presidente Lula (PT), provocou reações diversas — críticas, manifestações de apoio, notas públicas e posicionamentos nas redes sociais.

Entre as vozes que se manifestaram está a do pastor João Manoel Rodrigues, presidente da CEADES – Convenção de Pastores e Evangelistas do Estado do Espírito Santo. Em declaração, o líder religioso adotou um tom diferente do esperado: transformou a crítica em reflexão e afirmou que o episódio evidencia o papel da igreja e da família conservadora na sociedade contemporânea.

Estou acompanhando os acontecimentos, o desfile da escola de samba de Niterói, e a sátira que fizeram com os evangélicos, chamando-nos de conservadores. E eu digo: se ser conservador é preservar princípios, vidas e valores, então somos, sim.

Família, fé e responsabilidade social

Segundo o pastor, o termo “conservador”, muitas vezes utilizado de forma pejorativa no debate público, carrega atributos que, para ele, são essenciais à sustentação da sociedade: a defesa da vida, o compromisso com a moral cristã, a valorização do casamento, o respeito entre pais e filhos, a responsabilidade paterna e materna, a proteção das crianças e o cuidado com os idosos.

Ele destaca que a família conservadora, fundamentada na fé cristã, não se resume a um conceito ideológico, mas a uma prática diária de princípios.

Vivemos numa sociedade onde o crime avança em todas as camadas sociais, onde o infanticídio, o feminicídio, o suicídio e a depressão destroem vidas. E, nesse cenário, está a igreja pregando paz, equilíbrio, restauração, valorização da vida e preservação dos bons princípios.

Para João Manoel Rodrigues, a igreja tem atuado como braço social em comunidades marcadas pela vulnerabilidade, oferecendo apoio espiritual, emocional e, muitas vezes, material.

Igreja como agente de transformação

O presidente da CEADES enfatiza o trabalho de recuperação realizado por comunidades evangélicas em presídios, centros de reabilitação e bairros periféricos.

A igreja tem tirado muitos da sarjeta do crime, recuperado vidas dentro dos presídios, restaurado famílias. Temos ajudado pessoas em depressão, pessoas que estavam no caminho do suicídio. Hoje são cidadãos resgatados, saudáveis, reintegrados à sociedade.

Para ele, ao expor os chamados “conservadores” no desfile, a escola de samba acabou, ainda que involuntariamente, dando visibilidade ao papel desempenhado por igrejas e famílias cristãs.

Talvez tenham pensado em ironizar. Mas, ao fazer isso, acabaram mostrando à sociedade quem somos e o que fazemos. Se defender a vida, a família e os bons costumes é ser conservador, então agradecemos pela notoriedade.

Entre crítica e reconhecimento

Na visão do pastor João Manoel, ele é grato pela visibilidade dada ao trabalho da igreja e reforçando a importância da fé como instrumento de transformação social.

Em meio ao debate sobre liberdade artística, crítica cultural e respeito religioso, o episódio reacende discussões sobre os limites entre sátira e ofensa, ideologia e convicção, política e fé.

Para João Manoel Rodrigues, contudo, a resposta não está no confronto, mas na reafirmação de valores.

A igreja continuará sendo voz de esperança. Continuaremos pregando paz, restaurando vidas, fortalecendo famílias. Em tempos de confusão moral, é preciso firmeza, serenidade e fé.

A polêmica pode dividir opiniões, mas revela um ponto central do Brasil contemporâneo: a força — e a influência — da família conservadora e da religião no debate público nacional.

Itamar Ribeiro* – Teólogo, Prof° Acadêmico, Jornalista, Escritor, Contador

Da Redação-Soteropolis Noticias

Foto Montagem/SN

Siga o Soteropolis Noticias no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Facebook e X.