Agenda da ALBA tem como destaque homenagens ao Dia do Médico-Veterinário, ao professor Edvaldo Brito, ao comunicador Zé Eduardo e ao deputado federal Antonio Brito
Solenidades de outorga da Comenda 2 de Julho ao radialista Zé Eduardo Bocão, ao professor e tributarista Edvaldo Brito e ao deputado federal Antonio Brito (PSD) marcam a semana que vai de 29 de setembro a 3 de outubro, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Proposta pelo deputado Matheus Ferreira (MDB), a sessão especial de entrega da honraria a Bocão acontece na quinta-feira (2), às 15 horas, no Plenário da Casa do Povo. Já a cerimônia que homenageia o professor Edvaldo Brito e seu filho, Antonio Brito, acontece na sexta-feira (3), às 10 horas, no mesmo local, sendo que o professor será agraciado também com o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. Os deputados Euclides Fernandes (PT) e Marquinhos Viana (PV) são proponentes da homenagem a Edvaldo Brito, e o deputado Patrick Lopes (Avante) é o proponente da condecoração a Antonio Brito.
Dentro do cronograma semanal das comissões temáticas da ALBA, a Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, que se reúne às terças-feiras, às 11h15, traz na pauta de sua 16ª Reunião Ordinária a apresentação da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (Apeb), com o tema ‘As Atividades Realizadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e seus Impactos no Orçamento Público’.
Também com reunião na terça-feira (30), às 9h40, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo traz na pauta a distribuição da relatoria de projetos de lei, como o PL 20.056/2012, de autoria do deputado Pedro Tavares (UB), que proíbe a cobrança, no Estado da Bahia, pelo uso do SAC por telefone pelas empresas prestadoras de bens ou serviços aos consumidores.
Presidida pelo deputado Robinson Almeida (PT), a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), que acontece às terças-feiras (30), às 10 horas, traz em sua pauta a apreciação de projetos de lei que tramitam na Casa, como o PL 25.451/2024, da deputada Olívia Santana (PC do B), que propõe que a Praça do Reggae, no Pelourinho, seja denominada Praça do Reggae Deputado Luiz Alberto, e o PL 23.761/2020, do deputado Roberto Carlos (PV), que dispõe sobre a apresentação prévia do selo GNV, no abastecimento de gás natural veicular, pelos postos de abastecimento de combustível.
Na programação da Comissão de Direitos Humanos e Segurança, que acontece terça-feira, às 10h30, está o requerimento de audiências públicas, a distribuição de relatoria e a apreciação de projetos de lei.
O primeiro evento da semana na ALBA será um ato solene em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário, proposto pelo deputado José de Arimateia (Republicanos). O evento está marcado para acontecer no auditório Jornalista Jorge Calmon, segunda-feira (29), das 13 às 17 horas.
Na quarta-feira (30), às 14 horas, no mesmo auditório, acontecerá o lançamento da Campanha Juventude Indígena Viva, evento proposto pela deputada Olívia Santana (PC do B), reunindo jovens de todo o Estado.
Dentro das ações da Campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Departamento de Serviço Social da ALBA realiza uma atividade socioeducativa no auditório Plenarinho, quinta-feira (2), das 14 às 17 horas.
Na sexta-feira (3), no turno matutino, acontece no auditório Jornalista Jorge Calmon o V Seminário de Propostas de Melhorias para o Projeto Primeiro Emprego, promovido Coordenação de Acompanhamento de Políticas Sociais da Casa Civil.
Vale acrescentar que, durante toda a semana, acontecerá, no saguão da entrada principal da ALBA, a exposição Quando a Cor Floresce, com quadros da artista Rosa Rocha.
Por fim, o programa A Escola e o Legislativo, da Escola do Legislativo da ALBA, contará com visitas de quatro instituições de ensino. Na terça, serão recebidos, na Casa, alunos da Escola Municipal Almirantes Ernesto de Mourão Sá, pela manhã. No turno da tarde, será a vez da turma da Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti. Na quarta, pela manhã, visitam a ALBA estudantes do Colégio Estadual Eudóxia Maria. Na quinta, pela manhã, jovens da Escola Municipal Jardim das Margaridas e, à tarde, nova visita de alunos da Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti. (Agencia Alba).
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA