Sérgio Bacci é homenageado como novo cidadão baiano pela ALBA

O presidente da Petrobras Transporte (Transpetro), Sérgio Hermes Martello Bacci, é o mais novo cidadão baiano. O título foi outorgado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (25). O evento ocorreu no Plenário Orlando Spínola e foi conduzido pelo deputado Robinson Almeida (PT), autor da proposição para concessão da honraria, ao lado do deputado Radiovaldo Costa (PT).

Natural da cidade paulista de Amparo, Sérgio Hermes Martello Bacci possui uma trajetória consolidada na área de logística e infraestrutura portuária, com atuação no setor de petróleo e gás. A concessão do Título de Cidadão Baiano, conforme explicou Robinson, é um reconhecimento pela relevante contribuição do dirigente no campo da logística de petróleo e derivados e no fortalecimento da infraestrutura portuária e industrial da Bahia.

Em seu discurso, Robinson ressaltou que Sérgio Bacci se tornou uma figura presente no estado desde a retomada do governo Lula, em 2023. O parlamentar classificou o dirigente da Transpetro como um “verdadeiro aliado da Bahia” e listou contribuições de Bacci para o estado.

“Nosso estado tem se beneficiado diretamente de sua visão e de sua capacidade de gestão”, apontou o deputado, em seu discurso. “Sob sua liderança, a Transpetro ampliou significativamente as operações de transferência de petróleo e derivados na Baía de Todos-os-Santos, a partir do Terminal de Madre de Deus, fortalecendo a economia local e gerando oportunidades de trabalho para o povo baiano”.

Em outra frente, acrescentou o petista, Bacci se destacou como parceiro do desenvolvimento social da Bahia. “Em 2024, o presidente da Transpetro lançou o programa Transformar, voltado para a qualificação profissional e a empregabilidade de moradores das comunidades vizinhas às operações da empresa. Um gesto que demonstra sensibilidade social e compromisso com a inclusão”, afirmou.

Por fim, Robinson Almeida mencionou a atuação de Sérgio Bacci na proteção da infraestrutura energética da Bahia. “No ano passado, ele esteve pessoalmente no estado articulando medidas de enfrentamento ao furto de combustíveis, prática criminosa que ameaça a segurança, o meio ambiente e a economia. Essa postura evidencia sua responsabilidade e zelo pelo patrimônio público e pela segurança dos baianos”, frisou.

Compromisso com a Bahia

Quem também enfatizou a relevância da concessão do Título de Cidadão Baiano ao homenageado foi o coautor da proposição, deputado Radiovaldo Costa. “Em todos esses 27 anos de Transpetro, você, Sérgio Bacci, é o presidente mais presente, mais atuante, mais comprometido, que mais defendeu essa empresa. Afirmo isso como alguém que viu a Transpetro nascer. E a Transpetro é uma empresa pública que tem preocupação com a Bahia”, relatou.

Além disso, Radiovaldo recordou a visita do dirigente a cidades baianas nos últimos anos. “Foi o presidente que mais visitou este Estado, inclusive esteve em Alagoinhas, Catu, Pojuca e vários outros municípios. Esteve defendendo o retorno da indústria naval para o nosso estado. Sérgio, você não recebe esse título de forma graciosa. Você é merecedor dessa honraria”, destacou.

O merecimento da homenagem também foi ressaltado em plenário pelo líder do governo na ALBA, deputado Rosemberg Pinto (PT). “Você é merecedor deste título pelo trabalho que exerce, pelo carinho e compromisso que tem pelos baianos e baianas”, mencionou. Em seu discurso, Rosemberg pediu ao dirigente da Transpetro que leve à presidência da Petrobras a pauta de retomada da operação da Refinaria Landulpho Alves, vendida em 2021.

Sonho realizado

Sérgio Bacci subiu à tribuna emocionado. Agradeceu aos deputados Robinson Almeida e Radiovaldo Costa pela homenagem e foi enfático: “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”.

O presidente da Transpetro afirmou que não teve a sorte de nascer na Bahia, mas que esse sonho foi realizado na sessão especial desta segunda-feira. “Sem dúvida, este é um dos maiores reconhecimentos que já recebi na vida. E prometo a todos os baianos aqui presentes que vou honrar este título”, comprometeu-se.

Em um discurso marcado por referências à cultura baiana, Sérgio Bacci citou trechos de músicas de artistas como Gilberto Gil, Daniela Mercury e Caetano Veloso. “A água da Bahia também deve ser especial. Afinal, que outra terra deu luz a tantas mentes brilhantes: Daniela e Gil, Caetano e Bethânia, Jorge Amado e Dorival Caymmi, Gal Costa e Gilberto Gil, Milton Santos e Castro Alves, Ivete Sangalo e Durval Lelys?”, questionou. E completou: “A cultura da Bahia é tão intensa e rica que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, só poderia ter nascido aqui”.

Sérgio Bacci enalteceu a alegria do povo baiano, contou que já esteve atrás de trio elétrico, conheceu belas praias da Bahia e trabalhou com “muitos baianos inspiradores”. “Compartilhar a vida com vocês é certeza de alegria e leveza. Me orgulho muito de ser brasileiro e considero que a resiliência do nosso povo teve origem na Bahia. Como diz o lema do estado em seu brasão: vencer apesar das dificuldades”, apontou.

O novo cidadão baiano encerrou seu discurso exibindo uma camisa com a frase “Deus me livre de não ser baiano”. Sob aplausos pelo gesto, disse que agora poderá usá-la com propriedade.

A mesa de convidados da sessão especial foi formada por autoridades como Marcelo Oliveira, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, representando o governo estadual; José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras; a coordenadora geral do Sindicato dos Petroleiros da Bahia, Elizabete Sacramento; o coordenador de relações institucionais da Petrobras, Anisvaldo Daltro, representando a gerente-geral Vania Legrand.

Também estiveram presentes o representante da Frente Parlamentar da Indústria Naval, Joacir Pedro; o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar; o secretário-executivo do Comitê de Petróleo e Gás da Bahia, Antônio Rivas; e o assistente de grandes indústrias da Fieb, José Ronaldo Maia, representando o presidente da federação, Carlos Henrique Passos. (Agencia Alba).

Foto: Neuza Menezes/Ascom/Alba

Mais notícias sobre